18º Festival NOIA de Audiovisual Universitário anuncia vencedores
Após uma semana de intensa programação, a 18ª edição do Festival NOIA de Audiovisual Universitário, encerrou na noite desta sexta-feira, 6 de dezembro, no SESC Fortaleza anunciando os vencedores das mostras competitivas do festival – Mostra Brasileira de Cinema Universitário, Mostra Cearense de Cinema Universitário, Mostra Cearense de Fotografia Universitária – Individuais e Séries e Mostra Cearense de Bandas Universitárias. Ainda no último dia de programação, o público conferiu a homenagem ao cineasta e animador cearense Telmo Carvalho com a exibição de seus filmes, “O Músico e o Cavalo” (1987), “Campo Branco” (1995) e “Em Busca da Cor” (2002). Também houve exibição do filme realizado na oficina de “Animação Urbana para Instagram”, ministrada por Diego Akel. A programação teve ainda o show da banda cearense Projeto Rivera.
VENCEDORES DO 18º FESTIVAL NOIA
Melhor Atriz/Ator Nada Além da Noite – Léa Garcia e Augusto Magno Maciel (RJ)
Melhor Direção de Arte – Diz que é Verdade – Claryssa Almeida e Pedro Estrada (MG)
Melhor Fotografia – Diz que é Verdade – Claryssa Almeida e Pedro Estrada (MG)
Melhor Som – Oração ao Cadáver Desconhecido – Sávio Fernandes (CE)
Melhor Montagem –Rebento – Vinícius Eliziário (BA)
Melhor Roteiro – E o Que a Gente Faz Agora? – Marina Pontes (BA)
Melhor Direção – Pouso Autorizado – Áquilla Jamille (BA)
Melhor Curta-Metragem – O Verbo Se Fez Carne – Ziel Karapotó (PE)
Júri da Crítica – O Verbo se Fez Carne – Ziel Karapotó (PE)
Júri Popular da Mostra Brasileira – Mãos de Barro, de Sávia Mirella (CE)
Júri Popular da Mostra Cearense – Galdino, de Talita Machado (CE)
Melhor Fotografia Individual – Periferia Sitiada, de Alex Gomes (CE)
Melhor Série Fotográfica – Casca-Carne, de Bárbara de Moira (CE)
Melhor Banda Júri Popular – Santos de Uma Esquina (CE)
Melhor Música Autoral – Acaba Não, Mundão – TRVIBE (CE)
Melhor Banda Júri Oficial – Gravatas Borboletas (CE)
Melhor Filme Júri Bolsistas – Copacabana Madureira (RJ)
O NOIA acontece ininterruptamente há 18 anos e é um espaço híbrido de interferências artísticas de áudio, imagem estática e imagem em movimento, onde se encontram Cinema, Fotografia e Música. O intuito é promover a produção audiovisual realizada por estudantes brasileiros, a profissionalização de jovens e adultos por meio da Cultura, a discussão sobre o fazer audiovisual e a democratização do Cinema Nacional.
O maior público do Festival NOIA é jovem, com valores fincados no presente, aberto para o novo e confortável com a inovação. Esse público é formado por universitários, estudantes do Ensino Médio, artistas, produtores, profissionais das cadeias produtivas do Cinema, da Publicidade, do Jornalismo, da Música, da Fotografia, da Moda, e de outras linguagens artísticas; e de apreciadores da Arte e da Cultura da nossa cidade.
Ao longo dos anos, o Festival NOIA construiu um espaço em que confluem tecnologia, arte, comunicação e educação superior. Isso o tornou um evento que prioriza a criatividade, uma vez que no NOIA a Música, a Fotografia e o Cinema têm espaços exclusivos e pontos de encontro; tanto na difusão, quanto na produção e no debate.
O Festival NOIA é realizado pela Propono Consultoria Cultural, em parceria com a Fecomércio CE e o SESC.