M. Simeão lista cinco dicas para as empresas se planejarem em 2021

M. Simeão lista cinco dicas para as empresas se planejarem em 2021

Diante do novo cenário em decorrência da pandemia de Covid-19, empresas de diversos segmentos tiveram que se adaptar às diferentes demandas. Porém, mais do que um momento de questionamento, é necessário que os líderes de empreendimentos se planejem para a ascensão em 2021.

Estratégias, finanças, marketing, vendas, pessoas, cultura e comunicação: tudo isso precisa ser pensado antecipadamente. Por isso, a M. Simeão, empresa referência em Gestão de Pessoas e Psicologia Clínica há mais de 10 anos em Fortaleza, lista cinco dicas importantes para as empresas planejarem o futuro do seu negócio:

1-   Faça uma retrospectiva de 2020:

Vale a pena olhar para trás e fazer uma retrospectiva dos erros e acertos durante o ano que passou. Por isso, para elaborar um planejamento assertivo é crucial resgatar as experiências, investimentos, parcerias e decisões que deram certo ou errado. Essa atitude determina, antes de tudo, o que deverá estar na lista de prioridades do ano seguinte, a fim de aperfeiçoar ou corrigir alguma ação.

É ideal reunir a equipe e debater se todos os objetivos para 2020 foram alcançados. Essa autoanálise ajuda bastante para estudar a performance da empresa e avaliar os resultados, ou seja, ter um panorama geral do empreendimento é indispensável.

Vale a pena lembrar que o ano de 2020 contou com os inúmeros impactos da covid na saúde, na economia, na política e em diversas outras esferas. Trata-se de um elemento essencial que impactará na expectativa e nos planos delineados no início do ano. Cabe flexibilizar o olhar sobre as metas definidas.

Uma ferramenta que pode ajudar bastante é a análise SWOT, sigla em inglês para forças (strengths), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Ela consiste na realização de um diagnóstico sobre o negócio.

2-   Elabore um planejamento assertivo: 

Planejamento é peça-chave, independente do negócio. Construí-lo de forma estratégica, envolvendo todos os stakeholders, além de definir e medir indicadores de resultados, adotar medidas e estratégias para acompanhar a direção das ações é essencial para a condução do trabalho ao decorrer do ano. É necessário que os líderes saibam colocar em prática os ensinamentos de 2020. Anos desafiadores geram inúmeros aprendizados.

Também é viável estabelecer metas que possam ser ajustadas (se necessário) e de acordo com os desafios que podem surgir.

3-   Utilize uma comunicação estratégica:

Com a adoção de novos hábitos e ferramentas no mundo do trabalho, o reforço da comunicação corporativa se faz essencial. Para isso, ela precisa ser efetiva e transparente, a fim de manter o time alinhado e engajado. Manter diariamente o contato com a equipe, equilibrando autonomia e suporte, contribui para o alinhamento e trabalho conjunto. Fortalecer estrategicamente uma comunicação bem articulada entre os colaboradores é cada vez mais importante para manter firme uma cultura de feedbacks.

Estabelecer um diálogo honesto com os clientes é tão importante quanto se comunicar bem com os funcionários. É preciso entender quais os desafios dos clientes e como a empresa pode se adaptar para ajudar a superá-los.

4-   Se faça presente junto aos seus clientes

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas tiveram que se readaptar e utilizar as redes sociais como aliada para não perder o ritmo nos negócios. Entre os canais mais didáticos e rápidos para a interação com os clientes, manter um perfil comercial em 2021 é cada vez mais importante para divulgar campanhas, fazer postagens atraentes, expor produtos e serviços, a fim de fomentar uma relação próxima e direta com o consumidor. Valorizar o engajamento, as avaliações e comentários dos clientes contribuem para o aumento da credibilidade.

5-  Fique atento ao fortalecimento da cultura organizacional:

Criatividade, inovação, flexibilidade, empatia, interdependência, simplicidade e cooperação são alguns valores essenciais para manter em 2021.

Saber o que a empresa se propõe a fazer, estar ciente e participar de todos os problemas e soluções que seu negócio está vivenciando e desenvolvendo também se mostra imprescindível.

Suyane Costa