M. Simeão lista cinco dicas para as empresas se planejarem em 2021
Diante do novo cenário em decorrência da pandemia de Covid-19, empresas de diversos segmentos tiveram que se adaptar às diferentes demandas. Porém, mais do que um momento de questionamento, é necessário que os líderes de empreendimentos se planejem para a ascensão em 2021.
Estratégias, finanças, marketing, vendas, pessoas, cultura e comunicação: tudo isso precisa ser pensado antecipadamente. Por isso, a M. Simeão, empresa referência em Gestão de Pessoas e Psicologia Clínica há mais de 10 anos em Fortaleza, lista cinco dicas importantes para as empresas planejarem o futuro do seu negócio:
1- Faça uma retrospectiva de 2020:
Vale a pena olhar para trás e fazer uma retrospectiva dos erros e acertos durante o ano que passou. Por isso, para elaborar um planejamento assertivo é crucial resgatar as experiências, investimentos, parcerias e decisões que deram certo ou errado. Essa atitude determina, antes de tudo, o que deverá estar na lista de prioridades do ano seguinte, a fim de aperfeiçoar ou corrigir alguma ação.
É ideal reunir a equipe e debater se todos os objetivos para 2020 foram alcançados. Essa autoanálise ajuda bastante para estudar a performance da empresa e avaliar os resultados, ou seja, ter um panorama geral do empreendimento é indispensável.
Vale a pena lembrar que o ano de 2020 contou com os inúmeros impactos da covid na saúde, na economia, na política e em diversas outras esferas. Trata-se de um elemento essencial que impactará na expectativa e nos planos delineados no início do ano. Cabe flexibilizar o olhar sobre as metas definidas.
Uma ferramenta que pode ajudar bastante é a análise SWOT, sigla em inglês para forças (strengths), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Ela consiste na realização de um diagnóstico sobre o negócio.
2- Elabore um planejamento assertivo:
Planejamento é peça-chave, independente do negócio. Construí-lo de forma estratégica, envolvendo todos os stakeholders, além de definir e medir indicadores de resultados, adotar medidas e estratégias para acompanhar a direção das ações é essencial para a condução do trabalho ao decorrer do ano. É necessário que os líderes saibam colocar em prática os ensinamentos de 2020. Anos desafiadores geram inúmeros aprendizados.
Também é viável estabelecer metas que possam ser ajustadas (se necessário) e de acordo com os desafios que podem surgir.
3- Utilize uma comunicação estratégica:
Com a adoção de novos hábitos e ferramentas no mundo do trabalho, o reforço da comunicação corporativa se faz essencial. Para isso, ela precisa ser efetiva e transparente, a fim de manter o time alinhado e engajado. Manter diariamente o contato com a equipe, equilibrando autonomia e suporte, contribui para o alinhamento e trabalho conjunto. Fortalecer estrategicamente uma comunicação bem articulada entre os colaboradores é cada vez mais importante para manter firme uma cultura de feedbacks.
Estabelecer um diálogo honesto com os clientes é tão importante quanto se comunicar bem com os funcionários. É preciso entender quais os desafios dos clientes e como a empresa pode se adaptar para ajudar a superá-los.
4- Se faça presente junto aos seus clientes
Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas tiveram que se readaptar e utilizar as redes sociais como aliada para não perder o ritmo nos negócios. Entre os canais mais didáticos e rápidos para a interação com os clientes, manter um perfil comercial em 2021 é cada vez mais importante para divulgar campanhas, fazer postagens atraentes, expor produtos e serviços, a fim de fomentar uma relação próxima e direta com o consumidor. Valorizar o engajamento, as avaliações e comentários dos clientes contribuem para o aumento da credibilidade.
5- Fique atento ao fortalecimento da cultura organizacional:
Criatividade, inovação, flexibilidade, empatia, interdependência, simplicidade e cooperação são alguns valores essenciais para manter em 2021.
Saber o que a empresa se propõe a fazer, estar ciente e participar de todos os problemas e soluções que seu negócio está vivenciando e desenvolvendo também se mostra imprescindível.