“A pele de Tilápia” é o grande vencedor do Prêmio Euro e leva € 500 mil
Projeto do Dr. Edmar Maciel usa a pele de tilápia no tratamento de queimaduras
Com um total de 1.655 projetos inscritos no Brasil e mais de 15 mil médicos participando por meio da votação, a Eurofarma anuncia o grande vencedor do Prêmio Euro Inovação na Saúde – o médico do Ceará, Edmar Maciel, com o projeto “A Pele de Tilápia: Um Novo Biomaterial para Tratamento de Queimaduras, Feridas, Cirurgias Ginecológicas e Medicina Regenerativa”. O anúncio foi realizado na noite de 24 de setembro, em um evento virtual que contou com a presença de diversos convidados. O médico estuda o uso da pele de tilápia no tratamento de queimaduras desde 2014, e vem ampliando os estudos em diversas outras especialidades médico-cirúrgicas. O projeto tem mostrado a versatilidade da pele de tilápia como um novo biomaterial, com múltiplas aplicações.
“Estou muito feliz com essa conquista. O Brasil nunca teve pele de animal para tratar queimados e feridos e os produtos que estamos estudando e desenvolvendo são exportados por nosso país, com um elevado custo, não chegando, na maioria das vezes, na população mais carente. Estamos finalizando o processo de negociação para que uma empresa possa registrar o produto na ANVISA, produzir e comercializar em larga escala e, inclusive, ser utilizado no mercado internacional”, diz o médico.
“Em um ano atípico como este, por conta da pandemia do coronavírus, queremos reforçar as coisas boas que estão acontecendo. A Eurofarma tem em seu DNA o apoio constante à inovação e a projetos que trazem benefícios concretos para a qualidade de vida da sociedade brasileira. Estamos bastante orgulhosos de ter viabilizado este prêmio e reforçado nosso compromisso ao estimular a comunidade médica a criar mais projetos que venham a melhorar o atendimento ao paciente e o cuidado com a vida”, diz Roberta Junqueira, diretora Comercial da Eurofarma, patrocinadora exclusiva do Prêmio Euro.
O evento de premiação foi marcado por grandes momentos, com vídeos que mostravam como as 11 iniciativas finalistas fizeram a diferença. Durante 1h30, apresentações artísticas representando os continentes faziam uma analogia de que, para a medicina e para inovação, não existem fronteiras. A noite foi finalizada com um show especial.
O Prêmio Euro Inovação na Saúde tem o objetivo de reconhecer e oferecer incentivo na busca por soluções em produtos, serviços e ações inovadoras que tenham um forte impacto social no país. O médico Edmar Maciel receberá o valor correspondente em reais a € 500.000,00 (quinhentos mil euros). As outras 10 iniciativas finalistas receberão, cada uma, o valor correspondente em reais a € 50.000,00 (cinquenta mil euros), totalizando €1.000.000,00 (um milhão de euros).
Sobre o Grupo Eurofarma
Primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, o Grupo Eurofarma, desde sua fundação em 1972, atua no setor de saúde produzindo e comercializando produtos e serviços inovadores para melhorar a qualidade vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, atua nas áreas de Prescrição Médica, Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar, Oncologia e Veterinária. Somente no Brasil, oferece 313 produtos, 649 apresentações, atende 25 especialidades médicas e cobre 89 classes terapêuticas, que representam 81% das prescrições no mercado de marcas.
O Grupo Eurofarma possui operação própria em 20 países, com parque fabril no Brasil e plantas em outros 6 países da América Latina. Em 2019, gerou vendas de R$ 5,6 bilhões e emprega mais de 7 mil colaboradores.