ACMP é homenageada pela Assembleia Legislativa por seus 80 anos

ACMP é homenageada pela Assembleia Legislativa por seus 80 anos

A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) foi homenageada pelos seus 80 anos de história em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta quarta-feira (14). Com a presença de diversos ex-presidentes da instituição e membros da atual Diretoria, a cerimônia foi presidida pelo deputado Antônio Granja, que ressaltou o papel da Associação na sociedade. “É uma justa homenagem a uma entidade que construiu uma trajetória nobre de defesa dos interesses da sociedade, sendo matriz de diálogo e da defesa dos direitos e bem-estar do cidadão, solidificando as ações do Poder Judiciário”, ressaltou.

A homenagem foi proposta por requerimento do deputado estadual Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa. “É uma satisfação imensa receber esta homenagem, resultado de todo o trabalho de 80 anos realizado pelos funcionários, membros e ex-membros da diretoria, assim como os presidentes que já estiveram à frente da instituição. Todos deixaram sua contribuição para a Associação. Para além de ser uma entidade que representa os Promotores de Justiça, a ACMP representa toda a sociedade, quando luta por melhores condições de trabalho para o Ministério Público, contribuindo para que ele se tornasse uma instituição pujante. Parabéns a todos os ex-presidentes e reafirmamos nosso propósito de trabalhar pelos direitos e garantias do cidadão cearense e brasileiro”, declarou o promotor Herbet Gonçalves Santos, presidente da ACMP.

“Na qualidade de ex-presidente da Associação, realço que essa entidade tem tido, ao longo dos seus 80 anos, voz ativa no debate público, ajudando a construir essa instituição republicana que é o Ministério Público, defendendo a cidadania e a democracia”, discursou o Procurador-Geral de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas, que também foi presidente da ACMP (2009- 2011).

Sobre a ACMP
A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) é uma associação civil, sem fins lucrativos, que representa os interesses dos Promotores e dos Procuradores de Justiça do Estado do Ceará. A ACMP foi fundada em 26 de dezembro de 1942, com sede em Fortaleza (CE), tendo sido declarada de utilidade pública pela Lei Estadual 959, de 8 de março de 1951.

A entidade congrega 560 associados, sendo 376 Promotores de Justiça, 47 Procuradores de Justiça, 114 aposentados, 16 pensionistas, 2 membros do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará e 5 sócios colaboradores.

Suyane Costa