Alta temporada traz oportunidade de lucro para pequenos negócios em cidades litorâneas

Alta temporada traz oportunidade de lucro para pequenos negócios em cidades litorâneas

Estudo aponta que mais de metade dos turistas buscam cidades como Fortaleza entre novembro e fevereiro

Uma pesquisa recente do Instituto Locomotiva revelou que os brasileiros estão cada vez mais dispostos a investir em viagens, com 57% dos entrevistados preferindo cidades de praia. Este comportamento deve impulsionar o faturamento do turismo durante a alta temporada, que começou em novembro de 2024 e vai até fevereiro de 2025, período em que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima uma movimentação econômica de R$ 157,7 bilhões em todo o país. 

Esse cenário representa uma excelente oportunidade de lucratividade para empreendedores, principalmente nas cidades litorâneas, como Fortaleza, onde o fluxo de visitantes é ainda maior. De acordo com o consultor de negócios Wosley Nogueira, o impacto do turismo para os pequenos negócios pode ser transformador, especialmente nos setores de gastronomia, entretenimento e moda praia. 

“A alta temporada traz um grande movimento nas cidades com praias, e isso abre espaço para empreendedores diversificarem seus produtos e investirem em estratégias para atrair o turista. Personalizar serviços, oferecer experiências diferenciadas e apostar em produtos que valorizem a cultura local podem ser diferenciais importantes para se destacar”, afirma o consultor de negócios.

O Polo Sebrae de Turismo de Experiência realizou um levantamento, no qual nove em cada 10 turistas têm como maior motivação para viajar as experiências vivenciadas no local. Para o consultor Wosley Nogueira, atender essa demanda exige planejamento e criatividade: “Não se trata apenas de vender mais, mas de encantar o cliente, criando memórias positivas que vão fidelizá-lo para próximas visitas. Cidades turísticas como Fortaleza têm uma rica cultura e gastronomia que podem ser aprimoradas para diferenciar os negócios locais, incluindo experiências tradicionais da região”.

Germanno Correia, sócio do Borah Gastronomia, aponta que seu empreendimento já conta com a união entre tecnologia e atender as expectativas dos turistas: “Em nossa unidade do Porto das Dunas, pensamos sempre na experiência global do turista com atrações artísticas e a comodidade da tecnologia de autoatendimento. Do lado dos empreendedores que estão no Mall, oferecemos ferramentas que permitem controle, eficiência e melhoria dos resultados”.

Com a combinação de um público ávido por viagens e uma alta temporada que promete movimentar a economia, os pequenos empreendedores têm a chance de expandir seus horizontes e conquistar uma fatia desse mercado bilionário.

Suyane Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *