Alternativas de pagamento facilitado impulsionam a adesão de energia solar no Ceará

Alternativas de pagamento facilitado impulsionam a adesão de energia solar no Ceará

Com as alternativas de pagamento disponíveis, o número de unidades consumidoras no Ceará poderá ultrapassar 90 mil até o final de 2023.O Brasil possui mais de 90 milhões de unidades consumidoras, mas até o momento, apenas cerca de 3 milhões delas adotaram a energia solar. Mesmo após 11 anos da implementação das regras que garantem aos consumidores o direito de gerar sua própria energia, somente 2,6% das residências brasileiras estão recebendo créditos provenientes de usinas fotovoltaicas. No estado do Ceará, há aproximadamente 64 mil unidades consumidoras residenciais.

Embora os preços dos equipamentos tenham registrado uma queda de aproximadamente 40% nos últimos meses, o aumento das conexões de usinas não ocorreu na mesma proporção inversa. De acordo com o diretor comercial e de marketing da Sou Energy, Mario Viana, ainda persistem alguns mitos em relação à energia solar. 

“Há a ideia de que é uma opção apenas para os ricos ou para empresas, e o equívoco de que sua aquisição só é possível por meio de financiamento. Com as altas taxas de juros devido à SELIC elevada e a baixa aprovação de crédito pelos bancos, muitos recorrem aos bancos, mas acabam desistindo da compra devido à falta de crédito. O que queremos difundir é que existem alternativas para adquirir geradores de energia, sem depender de financiamentos”, explica Mário Viana.

Uma opção crescente nos últimos meses é o parcelamento em 12 vezes sem juros através do cartão de crédito. Para uma demanda energética média de cerca de 300 kWh por mês, já é possível adquirir um gerador de energia solar por aproximadamente R$ 7.000,00, com instalação inclusa. A compra sem juros via cartão de crédito tem se mostrado atrativa em um cenário de crédito restrito nas linhas de financiamento.

E as facilidades não param por aí. Na Sou Energy há ainda a possibilidade de adquirir equipamentos com o mesmo parcelamento, utilizando até 4 cartões de crédito de diferentes titulares, tornando mais acessível a obtenção do crédito necessário. Outra alternativa é o crédito consignado, atendendo inclusive a pessoas com restrições financeiras, que oferece um processo de liberação de recursos ágil e desburocratizado, com adesão e assinatura totalmente digitais.

É importante lembrar que a opção de crédito consignado não se limita apenas aos funcionários públicos, qualquer trabalhador pode acessar essa linha de crédito, caso a empresa para a qual trabalham tenha firmado convênio com a instituição financeira responsável pelo pagamento de salários. A Sou Energy disponibiliza um canal automatizado para consulta de crédito, acessível a qualquer pessoa interessada em adquirir um gerador de energia solar. Basta ter o CNPJ da empresa integradora selecionada para o projeto e instalação, além da proposta comercial dessa empresa. Para iniciar o processo, é necessário enviar uma mensagem para o WhatsApp (85) 9 9122-2150 e seguir as instruções do atendimento virtual.

Acredita-se que, com as alternativas de pagamento disponíveis, o número de unidades consumidoras no Ceará possa ultrapassar 90 mil até o final de 2023. Isso significa que mais famílias cearenses poderão desfrutar de liberdade, conforto e autonomia em suas casas, podendo inclusive economizar no consumo de gás de cozinha ao trocar fogões a gás por versões elétricas, utilizando a energia que produzem para cozinhar seus alimentos.

Suyane Costa