Anuário do Ceará: edição 2022-2023 atualiza dados do Estado
A publicação 2022-2023 homenageia os 100 anos do artista cearense Aldemir Martins
A nova edição do Anuário do Ceará, 2022-2023, atualiza os dados e as análises do Estado, com a publicação de informações dos 184 municípios cearenses a partir de estatísticas, gráficos e tabelas. A obra tem 680 páginas e é considerada a publicação impressa mais antiga em circulação no Ceará.
Está dividida em 14 capítulos de dados jornalísticos, que abrangem administração política, infraestrutura, setores econômicos, divisão dos poderes, educação superior, bens culturais e guia do futebol cearense.
“O Anuário é sempre uma edição nova a cada ano. Afora as atualizações de dados perecíveis, vamos incorporando outros conteúdos. Destaco o capítulo sobre o futebol cearense, que passa a compor um índex formado por inovações, como o Guia Ceará Universitário e a leitura técnica dos dados econômicos pelo time da consultoria BFA. Ademais, o capítulo especial desta edição faz um ensaio biográfico de Aldemir Martins, nosso genial artista plástico de Aurora”, comenta Jocélio Leal, editor-geral do Anuário.
Esta edição homenageia os 100 anos do nascimento do artista Aldemir Martins. O traço colorido de Aldemir passeia por todo o Anuário, que exibe obras do artista a cada início de capítulo, além de uma galeria adicional. Um capítulo especial, com depoimentos, registros, fotos e reminiscências, é dedicado à vida e à obra do cearense – indissociáveis que são.
“A escolha do capítulo especial do Anuário do Ceará, e a consequente definição do tema do projeto gráfico, é uma das etapas mais instigantes da produção. É uma alegria homenagear um artista tão relevante e querido para nosso Estado e País, como o Aldemir Martins. A seleção das obras foi um desafio, porém um desafio prazeroso, diante de tanta beleza e riqueza. Trouxemos apenas uma amostra de suas criações, passeando por vários temas e técnicas”, destaca a jornalista Joelma Leal, editora-executiva do Anuário do Ceará.
Big Data
O Anuário do Ceará oferece uma plataforma digital de ponta, com o uso de ferramentas de Big Data, que permite ao leitor pesquisar, filtrar e visualizar dados relacionados ao conteúdo da publicação com alto nível de interação. O site é atualizado todos os dias e, nas redes sociais, há destaques do noticiário e de efemérides referentes aos municípios, que compõem o Guia das Cidades, um dos capítulos mais acessados.
Realizado pela Fundação Demócrito Rocha e promovido pelo O POVO, o Anuário é conduzido pela edição-geral do jornalista Jocélio Leal, edição executiva de Joelma Leal e edição de Design e Projeto Gráfico de Andrea Araujo. Os repórteres que produziram a obra são Alex Ferreira, Alice Araújo, Andressa Rios, Camila Gadelha, Caroline Rocha e Cristina Brito; Giordano Barros e Mikaelle Nascimento são os estagiários.
O capítulo especial é assinado pela jornalista Bruna Forte. A revisão é do jornalista Soriel Leiros, e a checagem, da jornalista Daniela Nogueira. A pesquisa iconográfica é de responsabilidade de Roberto Araújo (O POVO.Doc). O design editorial foi supervisionado por Andrea Araujo, editora de Design e Projeto Gráfico. A equipe de Design é composta também por Alessandro Muratore (editor adjunto), Alice Penaforte Muratore, Mariana Araujo, Miqueias Mesquita, Luciana Pimenta, Welton Travassos e Robson Pires.
Todo o conteúdo da versão impressa estará disponível no site www.anuariodoceara.com.br
SERVIÇO
Anuário do Ceará 2022-2023
Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO.
Site: www.anuariodoceara.com.br
Instagram: @anuariodoceara
Twitter: @anuariodoCE
Capítulos do Anuário do Ceará 2022-2023
1 – ICGM
2 – Guia das Cidades
3 – Fortaleza
4 – Administração do Ceará
5 – Governo Federal no Ceará
6 – Infraestrutura
7 – Economia do Ceará
8 – Legislativo
9 – Judiciário, MP e Tribunais de Contas
10 – Ceará Universitário
11 – Ceará da Cultura
12 – Futebol Cearense
13 – Anuário Datafolha Top of Mind
14 – Centenário de Aldemir Martins