Associação Peter Pan completa 25 anos em abril e comemora suas bodas de prata com um programa especial
Criada em 1996, a ONG vem transformando o cenário do câncer infantojuvenil nas regiões Norte e Nordeste nos últimos 25 anos
Com mais de duas décadas atuando no apoio às famílias que enfrentam a difícil luta contra o câncer infantojuvenil, a Associação Peter Pan comemora suas bodas de prata com uma edição especial do programa Corpo e Estilo de Vida, transmitido pela TV Cidade, no próximo sábado (10/04), às 14h. Com a apresentação dos irmãos Cleane e José Fontenele, o programa trará depoimentos de pessoas que fizeram parte da trajetória da instituição, como os fundadores, funcionários, voluntários, pacientes em tratamento e curados, parceiros, doadores, padrinhos, profissionais de saúde e muito mais.
Com a colaboração de diversas empresas, doadores e voluntários, a entidade construiu um local que hoje é referência no tratamento do câncer infantojuvenil em todo o estado, o Centro Pediátrico do Câncer (CPC).
Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o CPC tem atendido milhares de pacientes e familiares todos os anos. Atualmente, cerca de 1.100 crianças e adolescentes por mês recebem assistência social no tratamento contra o câncer.
Atualmente o prédio possui uma área de 4.995 m² formada por leitos, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermarias, consultórios médicos, além de espaços diferenciados como a Brinquedoteca, Espaço do Adolescente, ABC+Saúde e diversos outros que proporcionam conforto, entretenimento e qualidade de vida ao paciente e sua família.
Atendimento Humanizado
Além do CPC, a Associação Peter Pan realiza dezesseis programas sociais. Essas iniciativas acompanham o paciente desde o primeiro contato com o hospital até o pós-tratamento. Somente no ano de 2020 foram realizadas cerca de 53.500 mil assistências, considerando a média de 4 programas sociais por criança, dentre elas destacam-se a distribuição de cestas nutricionais, reformas e adaptações de casas, doação de cadeiras de rodas, realização de sonhos, apoio a viagens para a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos em outros estados e diversas outras ações que têm proporcionado melhor qualidade de vida às crianças e aos seus familiares. “Conseguir a cura não é somente uma vitória do paciente. É uma conquista de todos que escolheram batalhar pela vida de cada um deles”, salienta Olga Freire, Presidente da Associação Peter Pan.
Apoio ao tratamento especializado
Há 17 anos, a APP vem realizando o importante trabalho de capacitar os profissionais de saúde, da capital e interior, em identificar precocemente a doença por meio de sinais e sintomas. Somente em 2019 foram capacitados cerca de 2.829 profissionais da capital e municípios de São Gonçalo do Amarante, Pacatuba, Itaitinga e Horizonte.
Além das capacitações, a entidade dispõe, em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, de um ambulatório específico para Diagnóstico Precoce no Centro Pediátrico do Câncer, atendendo de segunda a sexta-feira.
No ano de 2020, mesmo em meio a pandemia, a instituição realizou duas ações de grande impacto no cenário brasileiro da oncologia pediátrica. Uma delas foi o lançamento do primeiro aplicativo oncológico pediátrico do país que possui um chat online. A ferramenta, conhecida como APPonco, disponibiliza um canal direto entre os profissionais de saúde de qualquer lugar do Brasil e oncologistas para esclarecimento de dúvidas a respeito de possíveis casos de câncer. Além da versão voltada para o público da saúde, o aplicativo também possui a versão para a sociedade em geral, com o objetivo de promover acesso rápido e seguro à informação sobre o câncer infantojuvenil. Atualmente o APPonco está disponível gratuitamente para as versões Android e IOS.
A segunda ação foi a realização da II Jornada Cearense de Oncologia Pediátrica que aconteceu em formato virtual e reuniu palestrantes e participantes de todo o Brasil.
Melhores ONGs do Brasil
Concorrendo com 670 de instituições, a Associação Peter Pan está entre as 100 Melhores ONGs do país no ano de 2020. Em 2019 a instituição foi eleita a Melhor ONG do Brasil, destacando-se em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
Em sua quarta edição, o prêmio Melhores ONGs é fornecido pelo Instituto Doar, a agência O Mundo Que Queremos e a Rede Filantropia em parceria com a Fundação Toyota, Fundação Lemann, InstitutoHumanizee a Fundação Getúlio Vargas, sendo esta última responsável por avaliar os critérios.
A Superintendente da Associação Peter Pan, Michele Holanda, explica o sentimento de ter a instituição selecionada pelo segundo ano consecutivo. “Nós, que fazemos a Associação Peter Pan, estamos muito felizes, mas muito felizes mesmo. Esse resultado é um reconhecimento ao nosso trabalho, que não começou agora, mas há 25 anos. É um prêmio que leva em consideração critérios muito importantes, como governança, transparência, recebimento de doações e muitos outros. Temos a alegria de dizer que aqui tem a união de muitos corações, porque esse resultado é fruto do voluntariado, das pessoas que estão dentro da instituição, da sociedade, das parcerias com empresas, do doador físico, enfim, é um momento de grande celebração, mas principalmente de gratidão”.
Serviço
Evento: Comemoração dos 25 anos da Associação Peter Pan
Dia: 10/04/2021
Hora: 14h
Transmissão: Programa Corpo e Estilo de Vida (TV Cidade)