Atendimentos em saúde humana e de pets são realizados no parque Adahil Barreto neste domingo (27)
A partir das 08h deste domingo (27), o parque Adahil Barreto receberá ações em saúde humana e de pets realizadas por meio de uma parceria entre OAB, Faculdade Uninta Fortaleza, Abrigo São Lázaro e empresas privadas. A ação é realizada em alusão à Campanha Novembro Azul, que tem como objetivos conscientizar a sociedade em torno do câncer de próstata em humanos e pets, e ofertará serviços, plantão tira dúvidas e bliz educacional em torno da temática.
“A ação tem como propósito contribuir com a sociedade no âmbito da saúde, bem-estar, mas também social. Essas ações externas, que acabam envolvendo profissionais da área, parceiros, alunos e sociedade civil em torno de uma causa, têm apresentado excelentes resultados”, declara a professora Angélica Menezes, coordenadora do curso de enfermagem.
A programação contará com a participação da Comissão de Direito dos Animais da OAB/CE, realizando um plantão tira dúvidas sobre Direito Animal, professores e alunos dos cursos de Direito, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem e Medicina Veterinária da Faculdade Uninta Fortaleza, nos atendimentos em saúde humana e animal, além da presença de cães do Abrigo São Lázaro que estarão à disposição para adoção. Haverá doação de medicamentos, ração e kits para animais adotados.
Na ocasião também será realizado aula gratuita de pilates, aferição de pressão e glicemia, atendimento sobre autocuidado e Educação em Saúde sobre Câncer de próstata. “Temos realizado, em parceria com o MRSC (Moradores de Rua e Seus Cães) o Abrigo São Lázaro, algumas ações com bons resultados para os pets e seus tutores, a conscientização da Adoção Responsável tem sido fundamental para esse sucesso”, relevou a professora Luciana Guedes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Uninta Fortaleza.
A campanha Novembro Azul incorporou o público pet em reconhecimento à incidência do câncer de próstata cada vez maior em cachorros e gatos, principalmente animais com mais de 6 anos de idade que, quando não são castrados, o índice pode chegar a 80% de acometidos pela doença. Tanto em humanos quanto em animais, o câncer de próstata pode ter cura e seu diagnóstico precoce é o elemento de maior auxílio para isso. Realizar periodicamente exames de sangue e urina, ultrassom abdominal, radiografia e palpação retal, é o caminho ideal para o acompanhamento da saúde dos pets.