Ayo Training Gym recebe sinalização internacional de criatividade e inovação
Nascida já com proposta de inovar em estrutura e exercícios físicos, a Ayo Training Gym recebeu nesta segunda-feira (21), uma sinalização que atribui o empreendimento como um dos pontos que movimentam a economia criativa da cidade. A Ayo TG é um de diversos locais escolhidos para receberem a sinalização que nasceu após Fortaleza ganhar a chancela de cidade criativa do design pela Unesco em 2019.
A iniciativa promove a cooperação internacional dentro e entre municípios de zonas urbanas que investem na cultura e na criatividade como aceleradoras do desenvolvimento sustentável. Segundo a Unesco, as Cidades Criativas têm a missão de colocar indústrias culturais e criativas no centro das estratégias de desenvolvimento, com o objetivo de transformar as cidades em locais mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
O selo é conferido após a cidade apresentar um dossiê que reúna um conjunto de informações acerca do cenário, principais eventos e programas da área, contribuições, políticas públicas, ações de fomento, marcos legais e pesquisas do segmento. São sete áreas temáticas: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. A Rede de Cidades Criativas reúne 246 cidades de 72 países do mundo. No Brasil são dez e Fortaleza está entre elas.
AYO tem um projeto de arquitetura sustentável e focado na responsabilidade social. A academia possui fachada verde, sem muros; eficiência energética – utilização mínima de energia; reutilização de água cinza (toda água não-industrial, proveniente dos lavatórios, chuveiros, pias, tanques e máquinas de lavar roupa e louça), além de incentivo à utilização de meios de transportes não poluentes.
”Recebemos essa sinalização com muito orgulho. O projeto da Ayo Training Gym sempre foi ser um ponto de inovação e sustentabilidade nessa parte mais nobre da cidade. Esse reconhecimento é a comprovação de um trabalho extremamente engajado e comprometido com um ecossistema mais sustentável”, comemora Sasha Reeves, Diretora do Grupo Ayo.
Cidades Criativas
Em 2019 o município recebeu, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a certificação de Cidade Criativa, passando a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização.
No Brasil, apenas 12 cidades possuem o selo de cidade criativa. São elas: Santos (Cinema), Paraty (Gastronomia), Belém (Gastronomia), Belo Horizonte (Gastronomia), Brasília (Design), Campina Grande (Artes de Mídia), Curitiba (Design), Florianópolis (Gastronomia), Fortaleza (Design), João Pessoa (Artesanato e arte popular), Recife (Música) e Salvador (Música).