Beach Park inicia campanha para doar 50 toneladas de alimentos e bebidas em meio à pandemia do coronavírus

Beach Park inicia campanha para doar 50 toneladas de alimentos e bebidas em meio à pandemia do coronavírus

Na primeira semana de doação, nove toneladas foram entregues a instituições e comunidades de Aquiraz e Fortaleza. Lista de donativos inclui frutas, verduras, carnes, sucos e água

Depois de fechar o parque aquático no dia 19 de março como medida preventiva contra o avanço do novo coronavírus, o Beach Park decidiu ajudar quem está mais vulnerável neste momento de crise. O objetivo é doar 30 toneladas de alimentos e bebidas, arrecadar outras 20 toneladas por meio de doações e parcerias e destinar tudo às comunidades do entorno e região de Aquiraz, onde milhares de famílias vivem do turismo e agora sofrem um severo impacto econômico e social em meio à pandemia.

A primeira parte da doação ocorreu na última quarta-feira (25), com a destinação de nove toneladas de alimentos e bebidas do parque e do complexo hoteleiro a comunidades e instituições locais. A segunda etapa da campanha será focada em Aquiraz, município de 80 mil habitantes no litoral do Ceará, onde fica o Beach Park. A ação beneficiará milhares de trabalhadores autônomos como pescadores, bugueiros, rendeiras e artesãos, além de cozinheiras, garçons e vários outros profissionais que trabalham em diversas atividades ligadas ao turismo na região.

Participe você também

Os interessados em fazer doações devem acessar o site do Beach Park (beachpark.com.br/doacoes), onde poderão fazer doações em dinheiro. Pessoas e empresas que tenham estoques de alimentos não perecíveis ou que queriam doar em grandes quantidades também poderão fazer isso por meio do site, onde se identificarão para que a equipe do Beach Park entre em contato e organize a logística.

Também estarão disponíveis três pontos de coleta exclusivos para doações de alimentos não perecíveis. Em Aquiraz, os pontos serão no próprio Beach Park e o Centro Cultural da Tapera das Artes. Em Fortaleza, as doações poderão ser entregues na Rádio Beach Park. O objetivo é arrecadar 20 toneladas por meio dessas doações.

“Sabemos do momento delicado que todos estamos passando e dos efeitos dele para a sociedade, especialmente para as pessoas em estado de vulnerabilidade social. É hora de sermos solidários, de somar esforços e a iniciativa privada pode fazer a diferença nessa hora.”, afirma Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, que enfatiza o papel  do empreendimento como um agregador de marcas e empresas que desejam participar dessa corrente solidária. “Estamos engajando nossos parceiros e outras empresas da região, assim como nossos clientes e pessoas em geral que possam ser impactados por nossos canais de comunicação”, destaca o CEO.

Alimentos e bebidas

Entre os itens doados pelo Beach Park estão frutas e verduras frescas, biscoitos, ovos, queijos, manteiga, carnes, peixes, sucos e água, todos em perfeito estado de conservação e dentro da data de validade. Agora a empresa prepara uma nova doação de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão e macarrão, totalizando a cota de 30 toneladas a serem viabilizadas até a primeira quinzena de abril.

“A grande quantidade de produtos doada vai alimentar nossas crianças. Sabíamos que estariam ao nosso lado também neste momento tão delicado pelo qual estamos todos passando e que vamos superar juntos”, avalia Ritelza Cabral, idealizadora da Tapera das Artes, entidade que atende crianças e jovens de Aquiraz com projetos de educação para a arte e que é uma das instituições beneficiadas com a doação de alimentos feita pelo Beach Park. Com mais de 35 anos de existência e apoiada pelo Beach Park em suas atividades pedagógicas, a Tapera das Artes está não somente recebendo as doações, mas ajudando com sua experiência na identificação e na logística de entrega dos donativos para as famílias do município.

Solidariedade com proteção à saúde

Toda a operação está sendo montada em conformidade com as orientações das da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, de modo a proteger a saúde da população que receberá as doações assim como dos profissionais que realizarão o trabalho. Desde a coleta e manipulação dos alimentos, até o armazenamento e distribuição estão sendo feitos com equipe treinada e protegida com os equipamentos de proteção individual necessários.  

SERVIÇO

Aqueles que desejaram doar devem acessar beachpark.com.br/

Pontos de coleta:

  • Beach Park –  Rua Porto das Dunas, 2734 – Porto das Dunas, Aquiraz. De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h
  • Centro Cultural da Tapera das Artes – R. Antônio Gomes dos Santos, s/n – Centro, Aquiraz. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: (85) 98921.0943
  • Rádio Beach Park – Rua Dr. Francisco Gadelha, 1480, Luciano Cavalcante. Fortaleza (entrada pela Rua Chico Feitosa do Cococci S/N). De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

    Conheça as instituições que já receberam as doações
    – Lar Davis – Fundado em 2001, a instituição acolhe crianças que vivem em situação de risco, levando-as a habitar em um lugar digno, com boa alimentação, educação, cuidado e proteção. A instituição abriga 74 crianças e adolescentes, sendo 54 na unidade de Aquiraz e 20 na unidade do Eusébio.

    – Tapera das Artes – Com sede em Aquiraz/CE, a instituição trabalha desde 1986 uma série de projetos culturais voltados para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens de famílias de baixa renda. Realiza programas de educação para a arte, com ações formativas no Teatro Escola, Programa de Cultura que inclui 12 ateliers de musica no Centro Cultural, Orquestra Bachiana Jovem do Ceará, Luteria Experimental Profissionalizante e o Serenata Café.

    – Movimento Supera Fortaleza – O movimento tem objetivo de arrecadar recursos que serão utilizados para alimentar trabalhadores autônomos e população em situação de rua. A iniciativa é uma parceria do Sistema Verdes Mares, Prefeitura de Fortaleza, Somos Um, Bolero Comunicação, Rock Digital e ONGs como a Edisca. A distribuição dos alimentos será feita pela Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza. A entidade a ser beneficiada com a doação do Beach Park será o Instituto Maria da Hora.

     – Amebem – Há cinco anos, a Associação Amigos do Evangelho na Beira Mar (AMEBEM) faz um trabalho de redução de sofrimento dos moradores de rua das imediações da Av. Beira Mar, em Fortaleza. Mensalmente, a entidade assiste cerca de 2.100 pessoas, fazendo a distribuição de 1,5 mil litros de sopa.

    – Escola de Trabalho Oficina do Senhor – Localizada no bairro Papicu, em Fortaleza/CE, a instituição é ligada ao grupo de oração João Paulo I, com objetivo de evangelização, desenvolvimento de trabalhos na área social e apoio a crianças e jovens carentes de 6 a 17 anos. Oferece serviços como oficinas de carpintaria, além de atividades esportivas e culturais, aconselhamento, alimentação e nutrição.

    – Abrigo de Idosos Nossa Senhora das Graças – O abrigo é localizado no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza, e presta atendimento a idosos que precisam de assistência social, médica e nutricional.

Suyane Costa