Bob Wolfenson realiza workshop em Fortaleza neste sábado (19)
Durante o curso, no Museu da Fotografia Fortaleza, o fotógrafo aborda histórias de sua trajetória e troca experiências com os alunos.
Como parte das comemorações do mês da fotografia, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) recebe neste sábado (19), o workshop Retratos, com Bob Wolfenson. A atividade é paga, restrita a um número limitado de alunos e inclui um exemplar de “O Livro Falado”, lançado em 2022, que faz uma viagem por toda a carreira e obras do artista, com comentários acerca de cada pedaço de sua história.
Fortaleza é a primeira cidade a receber o Workshop Retratos, depois de seis edições realizadas, desde 2021, no estúdio do Bob Wolfenson, em São Paulo. Parte do conteúdo foi adaptado para atender ao formato, mas sem prejuízo para as turmas. “Foram ajustes em atividades que só seriam possíveis no estúdio, mas insignificantes diante da troca com os fotógrafos de cada cidade”, explica Bob Wolfenson. Durante o curso, serão abordadas histórias da trajetória do fotógrafo e troca de experiências com os alunos
O workshop é mais uma parceria entre MFF com Bob Wolfenson. A exposição Retratos ocupou o segundo andar do equipamento, entre outubro de 2019 e agosto de 2022. Parte das 150 fotos pertencem à Coleção Paula e Silvio Frota, do acervo do museu. “É uma alegria enorme poder estar neste museu que tanto admiro fazendo o workshop”, afirma.
SOBRE BOB WOLFENSON
O paulistano Bob Wolfenson é um dos principais retratistas da contemporaneidade. Desde que iniciou sua trajetória profissional, aos 16 anos, no estúdio da Editora Abril, trabalhou com os principais gêneros fotográficos e tornou-se referência em retrato, fotografia de moda e nus.
Seu trabalho é bastante abrangente, desde o campo das fotos encomendadas, como de moda e os editoriais, aos projetos artísticos pessoais. É criador e editor da revista de arte e moda S/N e já foi publicado nos principais veículos do país, como Folha de S. Paulo, Veja, Vogue, ELLE, Playboy, Harper’s Bazaar, Marie Claire e Rolling Stone.
Também expôs em mostras individuais e muitas de suas obras estão em acervos de importantes instituições como o Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-MASP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Museu de Arte Brasileira da FAAP, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP), Zacheta National Gallery of Art da Varsóvia, além de diversas coleções particulares.
Além de “O livro falado”, lançado em 2022 como parte da Coleção IOK (Instituto Olga Kos) – Fotógrafos Brasileiros, Bob Wolfenson publicou, ainda, Jardim da Luz (1996), Moda no Brasil por Brasileiros (2003), Antifachada – Encadernação Dourada (2004), Cinépolis (2009), Apreensões (2010), Belvedere (2013), 24×36 (2013), Bob Wolfenson (2017), Submerso (2020) e Desnorte (2021).
SOBRE O MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA
Inaugurado dia 10 de março de 2017, o MFF mantém dois andares de acervo fixo e um outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, mantém os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior, que já visitaram diversas comunidades, levando teoria e prática acerca do mundo da fotografia.
O equipamento realiza ainda uma série de ações para divulgar novos talentos e promover a fotografia, a partir de cursos e visitas guiadas para a terceira idade, e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado de sua proximidade com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e das Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.