CAIXA Cultural Fortaleza abre inscrições para oficina gratuita de percussão com Rafael Barros

Atividade será realizada nos dias 25 e 26 de abril e é voltada a músicos, educadores, estudiosos da cultura popular e interessados na musicalidade amazônica
Estão abertas as inscrições para a oficina “Percussão com Rafael Barros”, que será realizada nos dias 25 e 26 de abril, às 16h, na CAIXA Cultural Fortaleza. Com ênfase nos ritmos tradicionais da Amazônia, a atividade é gratuita e voltada para estudantes de música, percussionistas, educadores, arte-educadores, pesquisadores da cultura popular e o público geral interessado na musicalidade amazônica.
Ministrada por Rafael Barros, experiente percussionista e integrante do projeto Baile do Mestre Cupijó, a oficina propõe uma imersão nas práticas instrumentais e na diversidade sonora do Norte do Brasil. Serão duas turmas com duração de duas horas cada, e 30 vagas por turma, preenchidas por ordem de inscrição. O formulário está disponível no site www.caixacultural.gov.br.
A ação faz parte da programação do espetáculo “Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins”, que acontece de 24 a 27 de abril, na mesma unidade. O show celebra a tradição dos ritmos Siriá e Banguê, populares na região do Baixo-Tocantins, difundidos pelo compositor paraense Mestre Cupijó.
Oficina destaca vivência musical e contexto histórico
A proposta da oficina é dinâmica e participativa, combinando exercícios práticos, experimentação sonora e troca de saberes. A atividade também abordará a origem e a relevância cultural dos ritmos amazônicos, destacando a influência dos povos indígenas, afrodescendentes e ribeirinhos na formação da identidade musical da região.
Sobre o ministrante
Com mais de 25 anos de atuação, Rafael Barros é formado em Música pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Percussão pelo Instituto Carlos Gomes. É integrante da Banda Arraial do Pavulagem e regente do Batalhão da Estrela desde 2005. Fundador do grupo Tambores de Louvação e do festival O Som dos Tambores, já se apresentou ao lado de nomes como Dona Onete e Nazaré Pereira, além de coordenar atualmente o grupo feminino de percussão TAMBÚRU, com 30 integrantes.
Oficina integra celebração de 45 anos da CAIXA Cultural
A atividade integra a programação especial de 45 anos da CAIXA Cultural, desde a inauguração de sua primeira unidade, em Brasília, e também marca os 13 anos da CAIXA Cultural Fortaleza. Em 2025, a rede comemora ainda a inauguração de seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).
Serviço
Oficina “Percussão com Rafael Barros”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: Turma 1 – 25 de abril | Turma 2 – 26 de abril
Horário: 16h (duração de 2h)
Gratuita – 30 vagas por turma
Classificação: Livre
Inscrições no site www.caixacultural.gov.br
Informações: (85) 3453-2770 | Instagram: @caixaculturalfortaleza
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência