CAIXA Cultural Fortaleza abre inscrições para oficina gratuita de percussão com Rafael Barros

CAIXA Cultural Fortaleza abre inscrições para oficina gratuita de percussão com Rafael Barros

Atividade será realizada nos dias 25 e 26 de abril e é voltada a músicos, educadores, estudiosos da cultura popular e interessados na musicalidade amazônica

Estão abertas as inscrições para a oficina “Percussão com Rafael Barros”, que será realizada nos dias 25 e 26 de abril, às 16h, na CAIXA Cultural Fortaleza. Com ênfase nos ritmos tradicionais da Amazônia, a atividade é gratuita e voltada para estudantes de música, percussionistas, educadores, arte-educadores, pesquisadores da cultura popular e o público geral interessado na musicalidade amazônica.

Ministrada por Rafael Barros, experiente percussionista e integrante do projeto Baile do Mestre Cupijó, a oficina propõe uma imersão nas práticas instrumentais e na diversidade sonora do Norte do Brasil. Serão duas turmas com duração de duas horas cada, e 30 vagas por turma, preenchidas por ordem de inscrição. O formulário está disponível no site www.caixacultural.gov.br.

A ação faz parte da programação do espetáculo “Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins”, que acontece de 24 a 27 de abril, na mesma unidade. O show celebra a tradição dos ritmos Siriá e Banguê, populares na região do Baixo-Tocantins, difundidos pelo compositor paraense Mestre Cupijó.

Oficina destaca vivência musical e contexto histórico

A proposta da oficina é dinâmica e participativa, combinando exercícios práticos, experimentação sonora e troca de saberes. A atividade também abordará a origem e a relevância cultural dos ritmos amazônicos, destacando a influência dos povos indígenas, afrodescendentes e ribeirinhos na formação da identidade musical da região.

Sobre o ministrante

Com mais de 25 anos de atuação, Rafael Barros é formado em Música pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Percussão pelo Instituto Carlos Gomes. É integrante da Banda Arraial do Pavulagem e regente do Batalhão da Estrela desde 2005. Fundador do grupo Tambores de Louvação e do festival O Som dos Tambores, já se apresentou ao lado de nomes como Dona Onete e Nazaré Pereira, além de coordenar atualmente o grupo feminino de percussão TAMBÚRU, com 30 integrantes.

Oficina integra celebração de 45 anos da CAIXA Cultural

A atividade integra a programação especial de 45 anos da CAIXA Cultural, desde a inauguração de sua primeira unidade, em Brasília, e também marca os 13 anos da CAIXA Cultural Fortaleza. Em 2025, a rede comemora ainda a inauguração de seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).


Serviço
Oficina “Percussão com Rafael Barros”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: Turma 1 – 25 de abril | Turma 2 – 26 de abril
Horário: 16h (duração de 2h)
Gratuita – 30 vagas por turma
Classificação: Livre
Inscrições no site www.caixacultural.gov.br
Informações: (85) 3453-2770 | Instagram: @caixaculturalfortaleza
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência

Suyane Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *