Cartas de voluntários trazem afeto a idosos que vivem no Lar Torres de Melo

Cartas de voluntários trazem afeto a idosos que vivem no Lar Torres de Melo

O isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19 traz consequências para todos. Muitas pessoas se queixam da solidão, tédio, monotonia e falta da vida social. Essa situação infelizmente é bem comum para quem está em isolamento permanente, como no caso de idosos que moram em abrigos e que estão com as visitas limitadas.

O caso do Lar Torres de Melo, no bairro Jacarecanca, em Fortaleza/CE, não é diferente. Pensando em trazer mais afeto e passar mensagens positivas nesse momento, funcionários da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico no Brasil, se organizaram e passaram a enviar, voluntariamente, cartas a idosos e profissionais de saúde da instituição.

Os voluntários iniciaram a campanha no dia 01/04. Já foram encaminhadas 54 mensagens, que estão sendo lidas, diariamente, pelo sistema de som do Lar. “É um momento muito difícil que estamos vivendo. Com as visitas limitadas por conta do coronavírus, esse momento de leitura das cartas é um bálsamo, trazendo muita receptividade, emoção, pelos idosos e funcionários, que ficam agradecidos pelo carinho”, avalia a gerente social do Lar, Adriana Lacerda.

O voluntariado já faz parte da vivência cultural da EDP e é incentivado entre colaboradores e estagiários. A analista governamental Patrícia Severiano Batista é uma das voluntárias que se inscreveu para participar da ação, que imaginou como a falta de visitas poderia impactar os idosos acostumados a uma conversa e um abraço. “Acho que é isto que eles precisam nesse momento: se sentir lembrados, amados e importantes. Essa ação me mostrou que, mesmo longe, você ainda pode demonstrar o seu amor e carinho. Às vezes não temos noção do que uma palavra pode fazer no dia de alguém e sinto que eu consegui deixar o dia de alguém mais positivo. Não só o dia de alguém, o meu também”, avalia.

Sobre o Lar Torres de Melo
O Lar Torres de Melo é uma instituição de longa permanência especializada na assistência de pessoas idosas e que existe há mais de 110 anos. A entidade atende cerca de 230 idosos, entre homens e mulheres acima dos 60 anos de idade, com ajuda de custo baseada em doações e incentivos fiscais. Acompanhe o dia a dia do lar no seu perfil do Instagram em @lartorresdemelo e no site https://www.lartorresdemelo.org.br/

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de 3 milhões de pessoas em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. No Ceará, a EDP é responsável pela UTE Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

Suyane Costa