Casa Absurda recebe em sua programação online “Os grandes Vulcões” e “Prosopopeia”

Casa Absurda recebe em sua programação online “Os grandes Vulcões” e “Prosopopeia”

Experimentos que trazem o diálogo do Teatro e  o Vídeo no Canal do Youtube seguidos de debates com criadores e pesquisadores convidados

Com as atividades presenciais interrompidas há um ano devido a pandemia de Covid 19, a Casa Absurda, sede dos grupos Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma tem ocupado suas redes sociais e youtube com ações de difusão cultural e o compartilhamento de suas ações e parceiros. Ações oriundas do projeto “Casa de Encontros Absurdos, Potências Criativas & Outras Coisas”, ação iniciada em fevereiro que vai até agosto de 2021. Além dos intercâmbios entre artistas os “Encontros Absurdos”, na ação “Outras Coisas” trazemos artistas convidados para programações artísticas e reflexivas através de debates ou falas públicas. 

Nos dias 02 (sexta) e 03 (sábado) de julho sempre às 19h no YouTube.com/CasaAbsurda, receberemos “Os grandes vulcões” do Coletivo Comum-SP e “Prosopopeia” de Andreia Pires, após as exibições realizaremos debates com convidados;

“Os grandes vulcões” é a nova obra do Coletivo Comum-SP,  o monólogo inspirado no discurso de Harold Pinter (1930 – 2008) num registro híbrido entre o teatro e o cinema. O trabalho tem texto e direção de  Fernando Kinas e atuação de Fernanda Azevedo. A peça reforça um dos traços mais recorrentes do Coletivo(antiga Kiwi Companhia de Teatro), que é fazer a dupla investigação sobre a realidade social do país e do mundo, e também sobre as possibilidades da arte e do teatro em responder aos perigos da época em que vivemos. Após a exibição do espetáculo será realizado o debate “Desafios poéticos e políticos pelo comum” com Fernanda Azevedo – Coletivo Comum-SP, Helena Martins – Professora e pesquisadora de Comunicação Social – UFC e Ari Areia- ator, jornalista e ativista político, com mediação de Héctor Briones – professor curso Teatro UFC, PPGARTEs e Grupo de estudos LabCenas.

“Prosopopéia” é um experimento cênico audiovisual, resultado da residência criativa com a encenadora Andreia Pires que reuniu doze artistas de múltiplas linguagens durante os últimos dois meses, ação do projeto Da Cena – Interlocução entre saberes e fazeres teatrais’ apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos da Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Aldir Blanc). Após a exibição do experimento será realizado o debate “Videoteatro” com Andreia Pires, Coletivo Comum e Pavilhão da Magnólia, com mediação do cineasta Victor Furtado.

Encontros Absurdos

“Casa de Encontros Absurdos, Potências Criativas & Outras Coisas” é uma ação iniciada em Fevereiro de 2021 que possibilita o encontro e o intercâmbio entre as linguagens artísticas tendo a Casa Absurda como ponto de encontro entre grupos/coletivos e artistas. Devido às medidas de prevenção a Covid19, as ações foram realizadas através de encontros virtuais, para trocas, vivências e livre experimentação. Ao longo dos meses algumas experiências foram compartilhadas no instagram @casaabsurda, assim tivemos aberturas de processo, rodas de conversas e apresentações artísticas, exposições e saraus. 

A ação “Encontros Absurdos” reuniu Teatro e Literatura (Cia Prisma e Rouxinol do Rinaré, Julie Oliveira e Patrick Lima), Música e Audiovisual (dronedeus, fab nardy, insiranomeaqui  e garu), Teatro (Pavilhão da Magnólia e Teatro do Concreto-DF) e Artes Visuais e Dança (Rosa Primo e Raisa Christina);

Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos da Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Aldir Blanc).

Link  fotos de divulgação:

“Os grandes Vulcões” – Foto: Lienio Medeiros

https://drive.google.com/drive/folders/1I-v05uajFP9rraBjJnhJ3TM-jkD_9ZYD?usp=sharing

Serviço

Outras Coisas: “Os grandes Vulcões” e “Prosopopeia” seguidos de debates
02 (sexta) e 03 (sábado) de julho sempre às 19h

Acesso no YouTube.com/CasaAbsurda

Suyane Costa