Casa de Licores de Viçosa do Ceará é transformada em Museu Orgânico pelo Sesc

Casa de Licores de Viçosa do Ceará é transformada em Museu Orgânico pelo Sesc

Inauguração celebra a preservação da memória gastronômica e cultural da Serra da Ibiapaba, valorizando tradições familiares e saberes ancestrais

Um dos ícones culturais e gastronômicos da Serra da Ibiapaba, a tradicional Casa de Licores de Viçosa do Ceará foi oficialmente transformada em Museu Orgânico na última sexta-feira (29). A iniciativa é do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, em parceria com a Fundação Casa Grande, e visa preservar a história e a tradição de um espaço que há décadas encanta com seus sabores e saberes.

A Casa, conhecida pela produção artesanal de licores de frutas, ervas e especiarias, além de doces, compotas, geleias e os tradicionais biscoitos de goma, agora se torna também um espaço de memória. O museu destaca a trajetória de Alfredo e Terezinha, responsáveis pela criação do lugar, e a influência da gastronomia trazida pela Companhia de Jesus na Ibiapaba.

Ainda em funcionamento como residência e espaço de produção, a Casa de Licores é hoje gerida pela filha do casal, Tereza Cristina Mapurunga Miranda Magalhães, que mantém viva a tradição familiar. “A preservação da memória e da identidade cultural está no coração deste projeto, que une o passado e o presente de forma harmoniosa, valorizando o legado ancestral”, destaca Tereza Cristina.

Segundo Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio, a criação do Museu Orgânico é uma forma de registrar e valorizar as práticas culturais que, muitas vezes, não estão documentadas formalmente, mas que sobrevivem por meio da oralidade e da transmissão de saberes. “Nosso objetivo é garantir que essas histórias e tradições não se limitem a um espaço físico, mas sejam preservadas e transmitidas para as futuras gerações. Esse trabalho dá visibilidade a essas famílias e suas contribuições culturais”, afirmou Gastão.

O Museu Orgânico Casa de Licores integra um projeto maior do Sesc, que busca fortalecer o patrimônio imaterial do Ceará, celebrando práticas culturais enraizadas em diversas regiões do estado. A iniciativa resgata a identidade local e promove o turismo cultural, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades.

Suyane Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *