Ceará é um dos estados mais conhecidos quando o assunto é praia, revela Booking.com
As praias são preferências para férias. Mas há quem se engane que a grama do vizinho é sempre mais verde, ou melhor, a areia. Uma pesquisa da Booking.com* revelou que, quando o assunto é viagem de praia, o nosso litoral é prioridade para os brasileiros: 97% deles preferem viajar para praias dentro do país a visitar a costa estrangeira. Segundo os dados da plataforma de viagens, o Rio de Janeiro e a Bahia estão entre os estados de praia mais visitados entre viajantes de todas as regiões do país, seguidos por São Paulo, Ceará e Pernambuco.
Como já era de se esperar, o verão é o período preferido dos viajantes brasileiros: 82% consideram a estação como o melhor momento para aproveitar uma viagem para a praia. Além disso, a pesquisa demonstrou que as pessoas passam em média 5h por dia na orla, sendo o período da manhã o período preferido por quase metade dos brasileiros (45%). Entre as atividades mais populares estão o banho de sol (69%) e uma caminhada à beira mar (59%).
Os dados ainda apontam que os brasileiros estão propensos a conhecer lugares inéditos: 4 em cada 5 (80%) costumam visitar novas praias quando viajam, e a média nacional é de quatro estados litorâneos já visitados pelos turistas do país. Em relação à estadia, 6 em 10 brasileiros ficam pelo fim de semana ou por mais alguns dias no destino de praia (62%). As escolhas pelo período mostram a relação com a costa brasileira. No Nordeste, maior litoral do país, é mais comum o escape de fim de semana (44%), enquanto o Centro-Oeste, região sem acesso direto ao litoral, lidera o tempo de estadia, com 52% dos viajantes permanecendo uma semana.
Segundo a Booking.com, entre os rankings de bebidas consumidas na praia, o pé na areia do brasileiro não existe sem a caipirinha (30%), água de coco (80%) e a cervejinha (61%). A verdade é que, independentemente das diferentes preferências e hábitos, 64% dos viajantes têm o litoral como destino preferido e, quando questionados sobre datas de uma viagem para a praia, 4 em cada 10 entrevistados (41%) responderam: “Sempre que posso.”
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 1.206 entrevistados no Brasil. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em julho de 2022.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão do Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis, opções de transporte convenientes e lugares incríveis para se hospedar – de residências a hotéis e muito mais. Como um dos maiores mercados de viagens do mundo tanto para marcas estabelecidas e empreendedores de todos os tamanhos, a Booking.com permite que propriedades em todo o mundo alcancem uma audiência global e ampliem seus negócios.
A Booking.com está disponível em 44 idiomas e oferece mais de 28 milhões de anúncios, incluindo mais de 6,5 milhões deles apenas em casas, apartamentos e outros locais exclusivos para hospedagem. Não importa onde você quer ir ou o que você quer fazer, a Booking.com facilita e faz tudo com suporte ao cliente.