Cearense Mikaili Sol e Colombiano Valentin Rodriguez levam os títulos de campeões do SuperKite Brasil 2019

Cearense Mikaili Sol e Colombiano Valentin Rodriguez levam os títulos de campeões do SuperKite Brasil 2019

O anúncio dos atletas campeões, feminino e masculino, aconteceu durante premiação no Cumbuco

Chegou ao fim neste sábado (23), a 16ª edição do SuperKiteBrasil. O evento reuniu 43 atletas brasileiros e estrangeiros, na praia do Cumbuco, litoral do Ceará. Após passar por países como Marrocos, Ilhas Maurício, Espanha e França, esta foi a única etapa das américas e definiu os novos campeões mundiais. 

Na segunda-feira (18), aconteceu o Qualifier classificatório com atletas locais competindo por uma chance de entrar na elite do mundial e disputar o título de campeão. O atleta Eriswerton Ribeiro tirou o primeiro lugar na triagem, seguido por Gabriel Galdino, Francisco Pereira e Victor Emanuel (2º, 3º e 4º lugares, respectivamente). As cearenses Estefania Rosa e Angélica Freitas também garantiram suas vagas pro evento principal. 

O primeiro dia de competição (19 de novembro) foi marcado por ventos fortes, com 24 atletas colorindo o céu em busca de uma boa pontuação na disputa. Os atletas Louka Pitot (França); Maxime Chabloz (Nova Zelândia); Manoel Soares (Brasil); Valentin Rodriguez (Colômbia); Gianmaria Coccoluto (Itália) e Liam Whaley (Espanha) terminaram o dia na liderança do ranking e conquistaram um passe direto para o terceiro round, voltando à competição apenas na quinta-feira (21).

Na quarta-feira (20), teve início o 2º round do SuperKite Brasil 2019. Dos 32 atletas do sexo masculino inscritos, 16 foram classificados para o 3º round, que foi coroado com a participação de sete cearenses: Erisverton de Sousa, Kalu de Sousa, Alex Neto, Manoel Soares, Guilherme Costa, Erick Anderson e Gabriel Galdino.

Entre as mulheres, as atletas brasileiras Mika Sol e Bruna Kajiya foram direto para a final do SuperKite Brasil 2019. As duas fecharam o segundo dia do evento (20 de novembro) na liderança do ranking. Além delas, as brasileiras Angélica Freitas e Estefania Rosa seguiram firmes na disputa pelo título. 

Homenagem

Na quarta-feira (20), a comunidade do Kite presente no evento prestou uma homenagem ao atleta Carlos Madson. O cearense, que estava inscrito para participar da competição, faleceu no início do mês em um acidente de trânsito. Familiares e amigos relembraram grandes momentos do atleta, irmão do campeão mundial de 2018, Carlos Mário “Bebê”.

Campeão Masculino

Os amantes do kite puderam acompanhar na quinta-feira (21) a disputa final da categoria masculina. O jovem atleta colombiano, Valentin Rodriguez (17 anos), conquistou o título de melhor do mundo, seguido pelo dominicano Adeuri Corniel e o espanhol Liam Whaley, segundo e terceiro colocados, respectivamente. 

Disputa Feminina

O dia da grande final feminina foi contemplado por ótimas condições de vento e sol. Atletas e amantes do esporte se reuniram no hotel Duro Beach para prestigiar a disputa entre Mikaili Sol, Bruna Kajiya, Rita Arnaus e Pippa Van Lersel. Favorita ao título, Mika Sol conquistou a liderança e garantiu o título do SuperKite Brasil e também do circuito mundial. No pódio, a também brasileira Bruna Kajiya e a espanhola Rita Arnaus, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Sustentabilidade

Em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através do movimento “Ideia Certa”, a organização do SuperKite Brasil realizou, durante todos os dias de evento, ações de sustentabilidade. Uma equipe especializada, composta por alunos de escolas públicas de Caucaia, percorreu diversos pontos da praia do Cumbuco, sensibilizando a população sobre os benefícios de uma vida mais sustentável e de respeito ao meio ambiente.

O grupo também visitou pontos comerciais (restaurantes, pousadas, hotéis) nas proximidades, para levar informações sobre iniciativas que respeitam o meio ambiente e contribuem para o desenvolvimento sustentável. Foram instaladas bituqueiras e reservatórios de coleta seletiva, garantindo a destinação correta do lixo gerado durante o evento. Os atletas que participaram da competição receberam kits com camisa confeccionada com garrafas pet recicladas e produtos feitos de material de kitesurf reutilizado.

SuperKite Brasil

O SuperKite Brasil fez parte do campeonato mundial organizado pela Global Kitesports Association (GKA), com realização local da Triskele Produções. O evento teve o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Turismo; da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; do Sistema Verdes Mares e da Prefeitura Municipal de Caucaia.

Suyane Costa