Centro Cultural Bom Jardim lança podcast “Povos de Terreiro”

Centro Cultural Bom Jardim lança podcast “Povos de Terreiro”

Na próxima sexta-feira (10), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) lança o primeiro episódio do podcast “Povos de Terreiro”. A edição foi construída por muitas mãos, vozes, pensamentos  e conversas. O podcast “Povos de Terreiro” nasceu das Conversas de Terreiro, um programa do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ), conduzido pelo educador social Eduardo Marques. O podcast Povos de Terreiro surge com o objetivo de construir pontes e fortalecer a memória dos terreiros do Grande Bom Jardim, que são mais de 500 espalhados no território.

Das conversas às realidades, as rodas de prosa e articulação trouxeram a necessidade de valorizar ainda mais a cultura dos povos de terreiro dentro do CCBJ e do território do Grande Bom Jardim. O projeto surgiu com a missão de propagar e fortalecer esta cultura e seus costumes, por meio da produção de conteúdo a partir do podcast, uma edição por mês e em breve outras intervenções como feira de artigos, gastronomia e ações culturais e a culminância com um vídeo documentário a ser lançado em dezembro  de 2022. 

Abrindo os trabalhos, nesta primeira edição, Pai Neto, um dos precursores dos povos no território  e está à frente do Centro Espírita Umbanda São Miguel, desde 1982 conversa com Mãe Janaína, outra referẽncia no Bom Jardim, mãe de santo do Palácio das Águas, desde 2007. O papo é mediado por Eduardo Marques, educador social NArTE CCBJ e Isabel Mayara, gerente de comunicação do CCBJ. O papo é leve e cheio de narrativas potentes sobre as jornadas pessoais e espirituais das autoridades religiosas. Além disso, a conversa traz como a umbanda e o candomblé é ponto de cultura e memória do território, os desafios e conquistas, a travessia durante a pandemia  e muitos outros assuntos. Chega mais e escute no canal do  Youtube do CCBJ e em breve estará disponível no Spotify  e no site www.ccbj.org.br . Todo mês uma edição especial do Povos de Terreiro no ar com convidados e assuntos variados.

A programação semanal também conta com as ações presenciais do NArTE na comunidade São Francisco e nas instituições parceiras, pelo território do Grande Bom Jardim. A Escola de Cultura e Artes do CCBJ continua com as ações formativas presenciais nas instituições parceiras, em virtude da manutenção elétrica em que está sendo realizada no equipamento, e volta de forma gradual, às aulas presenciais dentro do Centro. Nesta semana retoma as aulas presenciais da última edição dos Cursos Básicos, como Dança, Libras, entre outros.

Nesta semana a programação da Ação Cultural traz os programas:

(07/06 – TERÇA-FEIRA)  SOMBRINHA LITERÁRIA – LEITURA DE AFETO COM RAQUEL GOMES, estagiária da Biblioteca Cristina Poeta do Centro Cultural Bom Jardim, que trouxe um  trecho do livro “O menino que desaprendeu a chorar” de Aureliano. Confira o vídeo nas redes sociais do CCBJ. 

(09/06 – QUINTA-FEIRA) SOMBRINHA LITERÁRIA – VOCÊ CONHECE A BIBLIOTECA CRISTINA POETA DO CCBJ?,  contando um pouco da história da nossa biblioteca, falando sobre quando ela foi inaugurada e sua nomeação. O vídeo faz parte de um novo quadro de programação da Biblioteca, que irá ao ar semanalmente, com temas que envolvem a Biblioteca do CCBJ.  Disponível nas redes sociais do CCBJ.

(10/06 – SEXTA-FEIRA) ESTÚDIO EM PAUTA EM  “EXPERIÊNCIAS SONORAS” COM JEFFERSON JUAN E O PRODUTOR VICTOR OLIVEIRA. Nesse episódio do Estúdio em Pauta, Jefferson Juan, técnico de áudio do CCBJ, convida Victor Oliveira, proprietário e produtor do Cabidi Home Studio. Disponível no Youtube do CCBJ.

(11/06 – SÁBADO) TODOS OS SONS – ERNANY RVM APRESENTA NEGOATIVIDADE , apresenta no canal no YouTube Ernany RVM, o seu novo EP “Negoatividade”, que traz em suas letras mais do empoderamento negro e positividade, com um repertório de músicas dançantes, resgate do melhor da Black Music com samples. Disponível no Youtube do CCBJ.  

A Chamada Pública para composição da programação artística do CCBJ continua aberta até a próxima sexta-feira (10). Edital, inscrição e atualização do processo em: https://ccbj.org.br/oportunidades/ . Serão selecionadas 50 propostas artísticas culturais em diferentes linguagens, a serem executadas durante o período de junho a dezembro de 2022 na programação cultural do CCBJ.

Suyane Costa