CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, certifica 36 empreendedoras e anuncia novas turmas do Programa Território Empreendedor

CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, certifica 36 empreendedoras e anuncia novas turmas do Programa Território Empreendedor

Conheça histórias de mulheres que estão transformando a própria vida e da sua comunidade por meio do empreendedorismo

A ArcelorMittal Pecém realizou, na última quinta-feira (22), uma solenidade de certificação de 36 mulheres concludentes da terceira e quarta turma da Trilha de Gastronomia do programa Território Empreendedor. A cerimônia ocorreu na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Maria do Socorro Gouveia, em São Gonçalo do Amarante. O projeto é realizado pela ArcelorMittal Pecém, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante – por meio do projeto Flor do Campo -, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O Programa contemplou mulheres empreendedoras que moram nas comunidades de Bolso, Acende Candeia de Cima, Acende Candeia de Baixo e Saquinho.

CEO ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, participou do evento e parabenizou as concludentes. Ele afirmou que ajudar as mulheres a se desenvolverem é um valor e um compromisso da empresa. “A gente acredita na diversidade e que as mulheres precisam ser reconhecidas em todos os espaços. Esse movimento está em comum com os valores que a ArcelorMittal tem. A gente veio para estar junto. Já são 100 dias de muita felicidade, desde que chegamos ao Ceará, e nós queremos o crescimento para a região e para a sociedade como um todo”, afirmou o CEO, anunciando aos presentes que mais duas turmas serão abertas, a partir de julho, para a participação de mais 50 mulheres na Trilha de Gastronomia do programa Território Empreendedor.

União entre empresa, entes públicos e sociedade
prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles, o professor Marcelão, agradeceu a parceria da ArcelorMittal Pecém para a realização dos cursos e celebrou os resultados. “Nós resolvemos apostar nesse projeto Flor do Campo e, graças a Deus, vem dando certo, com a oferta de várias formações para que essas mulheres possam se desenvolver dentro de suas comunidades, empreendendo e, através dos estudos, podendo ter a sua renda”, afirmou.

diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Reginaldo Lobo, e a gerente do Senac, Doraneide Fernandes, também estiveram presentes e parabenizaram as concludentes. O evento contou com a presença de 150 pessoas, reunindo as alunas e seus familiares, além de representantes das instituições parceiras, gestores da ArcelorMittal Pecém, secretários municipais, autoridades do legislativo municipal, lideranças comunitárias e imprensa.

Novos e maiores sonhos
Para a Débora Maria, instrutora no Senac e professora da turma de Gastronomia, o curso é um incentivo para mulher que não têm oportunidade. “É um estímulo para aquele pequeno empreendedor que quer crescer mais ainda e não sabe como. É uma direção para elas”. Ela testemunhou a persistência das participantes e elogiou. “Vemos as dificuldades delas e a vontade que elas têm de crescer. E é sensacional participar. Elas estão ganhando para vender e produzir com segurança e boas práticas”, contou.

Com uma loja online, a Ana Carolina Moreira, de 17 anos, encontrou a melhor forma de colocar em prática o que aprendeu com o Território Empreendedor e os resultados já vieram. “Consegui abrir o meu negócio e já está dando certo. Estou amando essa área da Gastronomia. Agora, quero fazer graduação em Nutrição”, conta a estudante. A mãe dela, a Patricia Moreira, de 40 anos, também está fazendo a capacitação. Elas moram em Saquinho, em Acende Candeia, e estão vendendo empadas, bolos e doces. Antes, estavam sem emprego e, agora, já garantem a renda da família com o novo negócio.

“Quando a gente começou o curso, vieram os conhecimentos e a gente começou a investir nesse ramo. Os sonhos e os objetivos ficaram maiores agora. O coração tá feliz. Foi uma possibilidade enorme que eu agarrei. E eu vou me aperfeiçoar mais quando tiver outras oportunidades. Esse conhecimento foi um sonho realizado, porque eu não tinha noção de fabricação e nem de vendas”, conta Patricia. Para as mulheres que ainda não fizeram o curso, ela orienta: “Insistam. Não tenham vergonha. Muita gente não aproveitou a oportunidade por isso. Aí depois que viram a gente fazendo, e a diferença que está sendo, elas se arrependeram. Não desistam, dá certo! A ArcelorMittal abriu grandes portas. Essas oportunidades têm a ver com sonhos. Com a ArcelorMittal que a gente está conseguindo realizar”.

Pão no campo de futebol
Aos 64 anos, a Maria das Dores do Carmo decidiu começar a empreender. Ela tem três filhos e cinco filhas, mora em Saquinho e já tinha o costume de fazer bolos para a família e amigos. Com a capacitação, ela aprendeu a fazer pães e salgados e a comercializar suas produções. “Eu levo pro campo de futebol e vendo tudo. Recebo até encomendas. E eu faço com tanto gosto! O sonho da minha vida agora é trabalhar com massas. Ensinaram a gente a vender, a analisar os custos e a organizar o quanto entra e o quanto sai. Tudo ali foi importante. Sou muito grata à ArcelorMittal. É uma grande empresa, que sempre admirei, por sua importância pra nossa comunidade. Nós alunos temos aquele carinho por ela, só em ela ter apoiado a gente”, compartilhou.

Com o comércio fechado há três anos, a Maria José Ferreira, conhecida como Santinha encontrou a capacitação que precisava pra recomeçar. Ela tem 40 anos, três filhos, e havia fechado o comércio quando um familiar faleceu. Trabalhou em emprego formal por alguns anos, mas, recentemente, esteva sem trabalho. “Aprendi a fazer mais comidas e ainda melhor. Faço vários tipos de bolos: de cenoura, mole, de macaxeira, de cuscuz e para aniversários. Antes, eu não era preparada. Mudou muita coisa. Os sonhos voltaram, e já vou reabrir meu comércio. A ArcelorMittal, pra mim, é uma amiga, uma parceira. A palavra é só gratidão à ArcelorMittal Pecém e à prefeitura. Só tenho a agradecer”, declarou Santinha.

Programar Território Empreendedor
Desde agosto de 2022, já foram formadas quatro turmas, com a certificação a 81 mulheres moradoras de seis comunidades atendidas (Pecém, Parada, Acende Candeia de Cima e de Baixo, Bolso e Saquinho). As formandas receberam 4 meses de c comapacitações, entre elas Gestão de Negócios, que abordaram: “Como Agir de Maneira Empreendedora”; “Análise de Negócio Começar Bem”; “Gestão Financeira e Orientação ao Crédito”; “Como Encontrar Bons Fornecedores” e “Como aumentar as suas vendas”. Elas também aprenderam sobre o preparo de pães, hambúrguer artesanal, salgados comerciais, bolos, recheios, coberturas, além das boas práticas para serviços de alimentação.

Suyane Costa