Cia. A Máscara de Teatro celebra 20 anos com circulação gratuita do espetáculo “Desassossego” em Fortaleza

Apresentações acontecem na Casa Absurda, CCBJ e Hub Porto Dragão, com bate-papo e oficinas de teatro
A Cia. A Máscara de Teatro, de Mossoró (RN), celebra duas décadas de trajetória com a circulação do espetáculo Desassossego por Fortaleza. De 20 a 25 de fevereiro, a capital cearense recebe sessões gratuitas da montagem, que também contará com bate-papos com o público e oficinas de teatro ministradas pelos integrantes da companhia.
A circulação faz parte do projeto Cortejo de Celebração – A Máscara de Teatro: 20 anos, contemplado com a Bolsa Funarte de Teatro. Além de Fortaleza, o espetáculo passará por Mossoró (RN) e São Luís (MA), promovendo intercâmbios entre grupos teatrais dessas cidades, como a Pequena Companhia de Teatro, do Maranhão, e o Pavilhão da Magnólia, do Ceará.
Um cortejo teatral pelo Nordeste
Criado com a proposta de democratizar o acesso às artes cênicas, o projeto leva uma programação diversificada a jovens artistas, coletivos teatrais, alunos e professores da rede pública de ensino. Para Jeyzon Leonardo, ator e integrante da companhia, a circulação marca um reencontro significativo com o público e fortalece o intercâmbio cultural entre os estados.
“A Máscara de Teatro sai de Mossoró com a missão de levar seu teatro para o mundo e trazer o mundo para Mossoró, para o nosso Teatro de Tenda, para dentro da Casa Máscara”, destaca Jeyzon.
Sobre o espetáculo
Desassossego é o sétimo espetáculo da Cia A Máscara de Teatro e estreou em 2023. A montagem explora as angústias humanas sob a direção de Marcelo Flecha e a atuação de Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo. Criado a partir do conceito de Teatro Polidramático, o espetáculo se desenvolveu ao longo de quatro anos, atravessando o período da pandemia e passando por experimentações audiovisuais até sua estreia presencial.
Além da sustentabilidade como pilar central da produção, Desassossego foi montado com recursos próprios, permitindo sua circulação por diferentes estados do país.
Programação completa
Espetáculo “Desassossego”
20/02 – Hub Porto Dragão, às 19h
21/02 – Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), às 19h
22/02 – Casa Absurda, às 19h
Bate-papo entre companhias de teatro
23/02 – Casa Absurda, às 15h
Oficina com a Cia A Máscara de Teatro
24 e 25/02 – Turmas do CPBT, das 9h às 12h
Acesso gratuito em todas as atividades.
Serviço
Circulação do espetáculo “Desassossego” – Projeto Bolsa Funarte de Teatro
De 20 a 25 de fevereiro
Locais: Casa Absurda, CCBJ e Hub Porto Dragão
Entrada franca
Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Cia A Máscara de Teatro.