Cinema do Dragão e CCBJ realizam programação com o cineasta Adirley Queirós neste final de semana
Diretor discute “Cinema Periférico” em masterclass gratuita no CCBJ e participa de sessão inédita em Fortaleza do premiado “Mato Seco em Chamas”, seguida de debate no Cinema do Dragão
Adirley Queirós é um ex-jogador de futebol, morador da cidade de Ceilândia, periferia de Brasília, desde o ano de 1974. Desde o ano de 2004 é um fazedor de filmes realizados na cidade em que mora, com elenco composto por atores não profissionais e também moradores de Ceilândia. O primeiro filme longa metragem que realizou foi “A Cidade é uma Só?” (2012), vencedor da Mostra Aurora do Festival de Tiradentes daquele ano. Realizou outros filmes como “Era Uma Vez Brasília” (2017), que teve a sua estreia no 70º Festival de Cinema de Locarno, onde recebeu a Menção Honrosa Signs of Life, e também “Branco Sai, Preto Fica” (2014), que passou em inúmeras salas de cinema no Brasil e ganhou mais de 20 prêmios. O seu trabalho passou já por locais como o Lincoln Center, Museu da Imagem em Movimento, ICA Londres, Pacific Film Archive, para além de aparecer em publicações como a Artforum, Cinemascope e Cahiers du Cinéma. Os filmes de Adirley tiveram estreias comerciais no Brasil, Estados Unidos, UK, Argentina, Portugal, entre outros países e estão neste momento disponíveis no canal The Criterion Collection.
SERVIÇO:
Masterclass de Audiovisual “Cinema Periférico: memória e ficção”, do Programa de Audiovisual da Escola de Cultura e Artes do CCBJ
Dia 03/02, às 18h.
Teatro Marcus Miranda do CCBJ
Inscrição: é necessário se inscrever através do preenchimento do formulário clicando aqui.
(programação gratuita)
Exibição pré-estreia do novo filme de Adirley Queirós, ‘Mato Seco em Chamas’
Dia 04/02, às 18h40
Cinema do Dragão
Direção: longa memória e ficção, de Adirley Queirós, co-dirigido por Joana Pimenta.
A sessão será seguida de debate com o diretor e contará com mediação da curadora e programadora do Cinema, Kênia Freitas. ‘Mato Seco em Chamas’ desafia classificações e a linguagem cinematográfica, combinando documentário com elementos do faroeste e ficção-científica. A exibição e o bate-papo compõem a programação da 9ª Mostra Retroexpectativa.
Ingressos: A sessão integra a o programa Sessão Vitrine, com ingressos reduzidos a R$6 (meia) e R$ 12 (inteira) que podem ser adquiridos na bilheteria física do Cinema do Dragão ou no site Ingresso.com (https://www.ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao?city=fortaleza).