Circuito Popular de Cinema aproxima a sétima arte da população do interior do Ceará

Circuito Popular de Cinema aproxima a sétima arte da população do interior do Ceará

Com sessões ao ar livre, o circuito conta com seis filmes brasileiros, dentre eles, os premiados longas-metragens “Pacarrete” de Allan Deberton e “O Outro lado do paraíso” de André Ristum.

Moradores de oito cidades do interior do Ceará terão uma mostra de cinema bem próxima de suas casas. De 26 de março a 21 de abril, a Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) vai transformar praças em uma grande sala de cinema ao ar livre, através do projeto Circuito Popular de Cinema – Edição Nordeste Ceará. A programação acontecerá em Campos Sales (26 e 27 de março), Jaguaruana (30 e 31 de março), Icapuí (2 e 3 de abril), Ipaumirim (6 e 7 de abril), Apuiarés (9 e 10 de abril), Salitre (13 e 14 de abril), Santana do Cariri (16 e 17 de abril) e Maracanaú (20 e 21 de abril). A realização do Circuito no Ceará é viabilizada por intermédio de destaque de Emenda Parlamentar do deputado federal José Airton (PT do Ceará). O acesso é gratuito e livre para todas as idades.

Em cada cidade, a sessão terá início às 19h e a exibição será de seis filmes brasileiros. A programação conta com três produções do Ceará. São dois curtas-metragens “Fluxos” e “Maria da Glória”, do cineasta Diego Akel e o longa-metragem premiado “Pacarrete”, de Allan Deberton, vencedor em várias categorias, dentre elas a de Melhor Filme, no 47º Festival de Cinema de Gramado e no 12th LABRIFF – Los Angeles Brazilian Film Festival, em 2019.

Há também produções do Sudeste e Centro-Oeste do país. O público vai conferir os curtas-metragens “Meu nome é Maalum” e “Tainá e a Chuva”, da cineasta Luísa Copetti, do Rio de Janeiro. E mais, “O outro lado do paraíso”, longa-metragem do cineasta André Ristum, do Distrito Federal, premiado no circuito de festivais nacionais e internacionais, entre os quais, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2014), Festival de Cinema de Gramado (2014); Festival Latino-Americano de Trieste (Itália, 2014) e Festival Latino-Americano da Catalunha (Barcelona, Espanha, 2014).

O Circuito Popular de Cinema – Edição Nordeste Ceará tem a intenção de aproximar os moradores de cidades do interior da ampla, rica e diversificada produção cinematográfica brasileira, com sessões que ampliarão as experiências de crianças, jovens, adultos e idosos com o cinema. Ele se insere dentro de uma política de democratização e acesso aos conteúdos audiovisuais. “Por mais que seja uma linguagem hoje presente no YouTube, em várias ferramentas acessíveis, a arte cinematográfica ainda é muito restrita”, diz Mardônio Barros, coordenador do Circuito no Ceará, que destaca, entre as vantagens desta iniciativa, a aproximação da experiência do cinema de maneira lúdica e esteticamente interessante. (Áudio de Mardônio Barros).

Para o Deputado José Airton (PT), que viabilizou a realização do projeto no Estado por meio de Emenda Parlamentar individual, iniciativas como esta são extremamente necessárias para a formação do cidadão brasileiro. “A cultura, em todas as suas linguagens, é fundamental para o crescimento de uma sociedade. O circuito tem esse papel de promover a cultura, de levar produções nacionais para a população de cidades que em sua maioria não tem sala de cinema”, comenta.

Circuito Popular de Cinema – Edição Nordeste Ceará é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Prefeitura de Campos Sales, Prefeitura de Jaguaruana, Prefeitura de Icapuí, Prefeitura de Ipaumirim, Prefeitura de Apuiarés, Prefeitura de Salitre, Prefeitura de Santana do Cariri e Prefeitura de Maracanaú.

SERVIÇO
Circuito Popular de Cinema – Edição Nordeste Ceará:
Exibição de seis filmes brasileiros, sempre às 19h, em praça de 
Campos Sales (26 e 27 de março), Jaguaruana (30 e 31 de março), Icapuí (2 e 3 de abril), Ipaumirim (6 e 7 de abril), Apuiarés (9 e 10 de abril), Salitre (13 e 14 de abril), Santana do Cariri (16 e 17 de abril) e Maracanaú (20 e 21 de abril).
Informações: https://aacic.com.br.
Redes Sociais: @amigoscult

Suyane Costa