Clinica cria ação de incentivo ao autocuidado para prevenção ao suicídio
![Clinica cria ação de incentivo ao autocuidado para prevenção ao suicídio](https://gironacidade.com.br/wp-content/uploads/2020/09/TERAPIAS.jpg)
Por mais um ano, o mês de setembro é marcado por importantes mobilizações em torno da prevenção ao suicídio. Desta vez, com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, as estratégias para evitar as mortes autoinfligidas por jovens ganharam atenção especial no debate.
Segundo um documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção do suicídio, questões socioeconômicas, desemprego e estresse social são fatores agravantes para o número de casos, e estes cenários que já estão ocorrendo no momento devem persistir no pós-pandemia. Além disso, com as medidas de isolamento atuais, a população de risco fica ainda mais fragilizada, pois muitas pessoas sofrem com o distanciamento de entes queridos ou são atormentadas na convivência em um lar abusivo.
Nos últimos anos, o crescimento do número de casos desse tipo fez acender o alerta e sinalizou a importância de discutir e dar atenção especial à saúde mental de crianças e adolescentes. Para a médica psiquiatra do Mundo Akar, Ana Claúdia Veneziani, é preciso falar sobre suicídio abertamente para combatê-lo. “Isso já não é novidade e é exatamente por isso que a campanha do Setembro Amarelo é tão importante. Relembrar, dialogar e acolher pessoas que pensam, ou já tentaram suicídio é fundamental para que situações como essa diminuam e não se pense mais nisso como uma solução para os problema”, destaca a médica.
Um relatório de 2016 da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que uma pessoa comete suicídio a cada quatro segundos no mundo. Isso corresponde a 800.000 mortes por ano. O número é superior aos óbitos por malária, câncer de mama, guerra ou homicídio e significa “um sério problema de saúde pública global”, segundo a organização.
No Brasil, a cada ano aumenta o número de suicídios de adolescentes. Entre 2011 e 2018, houve um crescimento de 10% nas taxas de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos no país. O maior aumento ocorreu entre 2016 e 2017, segundo o Perfil Epidemiológico divulgado em setembro de 2019 pelo Ministério da Saúde.
No Ceará, o Integra SUS, plataforma da Secretaria da Saúde (Sesa), contabiliza as estatísticas. Entre janeiro e julho deste ano, 306 pessoas cometeram o ato no Ceará, uma média de 43 por mês. Especialistas e gestores reforçam: é possível e é preciso buscar ajuda. “A maioria dos jovens que se suicidaram já tinha apresentado sintomas de depressão e outros sofrimentos psíquicos, e alguns já se mutilavam e/ou tinham tentado suicídio antes. Atualmente há vários serviços online gratuitos que dão suporte e são especializados em fazer essa escuta qualificada. A pessoa, quando estiver no sofrimento e precisar conversar com alguém pode ligar no número 188 ou buscar atendimento nos CAPS da cidade e temos ainda as clínicas particulares, como o Mundo Akar, que oferece diversas terapias integrativas e complementares para ajudar a essa pessoa que esteja passando por isso”, complementa a médica.
Ao longo do mês de setembro, o Mundo Akar está promovendo terapias integrativas a preços promocionais. “Essa ação é um convite ao auto-cuidado. Para alguns é importante dar a força para o primeiro passo. Para outros, o apoio para não desistirem. E as diversas práticas integrativas ajudam na prevenção já dos primeiros sintomas de ansiedade que levam à depressão”, destaca a gerente comercial do Mundo Akar Cynthia Brito.
Confira a programação:
Setembro Amarelo ️
Sábado, dia 12 de setembro, técnicas disponíveis: Alinhamento de Chakras, Barras de Access, Cristaloterapia, Escalda Pés e Auriculoterapia, Escalda Pés e Ventosaterapia, Massagem com Pedras Quentes, Reflexologia Podal Tailandesa, Terapia com Florais da Amazônia, ThetaHealing, Ventosaterapia, Yoga Massagem Ayurvédica, Diagnóstico em Medicina Chinesa, Reiki, Aulão de Yoga.