Comida di Buteco anuncia vencedor de Fortaleza nesta quarta-feira (11)

Comida di Buteco anuncia vencedor de Fortaleza nesta quarta-feira (11)

O público de Fortaleza vai conhecer o melhor buteco da cidade nesta quarta-feira (11), quando o concurso Comida di Buteco deve anunciar o grande vencedor da capital. A cerimônia de anúncio da premiação acontece a partir das 19h, no Hotel Sonata de Iracema, e deve reunir a diretoria do concurso, os proprietários dos butecos concorrentes, representantes dos patrocinadores e apoiadores, jurados locais que participaram do circuito e imprensa. O clima é de expectativa entre os participantes. Ao todo, 15 bares estão na disputa. Todos eles contaram com a avaliação do público e da comissão de jurados, que puderam atribuir notas para os petiscos concorrentes, o atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida.

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A apuração fica a cargo do Instituto Pesquise+.

O campeão de Fortaleza garante uma vaga na etapa nacional do concurso, que acontece em junho, e poderá disputar o título de melhor buteco do Brasil, concorrendo com bares de outros 21 circuitos divididos em 42 cidades de Norte a Sul do País. 

No circuito local, concorrem ao título: Ancho Gastrobar, Arriégua Bar e Petiscaria, Bar do Nem,  Budega do Raul, Butiquim do Sertão, Churraskim do Markim, Coktelitas House of Drinks, Mormaço Bar,  O Camocim, Point do Lago, Sabor de Casa, Sertão Xique Xique, Seu Zé Bodega, Toca do Peba e  Varandão da Vila.

Neste ano, com o tema “Buteco Vive”, o Comida di Buteco 2022 celebrou a cozinha de raiz e valorizar os pequenos negócios e empreendedores da área da gastronomia após os dois anos de pandemia. Nenhum estabelecimento paga para participar do concurso. Os participantes são butecos conduzidos pelos próprios donos, e suas famílias, que não pertencem a redes nem a franquias. O objetivo do concurso é incentivar o público a conhecer e viver as diversas experiências gastronômicas e culturais que os lugares podem proporcionar, contribuindo para manter o mercado e a tradição dos butecos em todo o Brasil.

Suyane Costa