Cresce o consumo de café no país; conheça os perfis da bebida

Cresce o consumo de café no país; conheça os perfis da bebida

O café é uma das bebidas mais populares do Brasil, e seu consumo continua a crescer.

Com uma grande contribuição para a história do país, o café tem ganhado inúmeras variações ao longo do tempo, gerando empregos e renda, e contribuindo diretamente para a economia.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2023, o Brasil registrou um aumento de 1,64% no consumo de café em relação a 2022. A safra também aumentou 39,4%, totalizando 55,07 milhões de sacas, mantendo o Brasil como o maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,2 milhões de sacas.

A distribuição regional do consumo de café mostra que a região Sudeste responde por 41,8% do total nacional, a região Nordeste por 26,9%, a região Sul por 14,7%, a região Norte por 8,6% e a Centro-Oeste por 8,0%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não por acaso, o café tem seu próprio dia: 24 de maio é o Dia Nacional do Café.

Destaque
Um dos locais em Fortaleza que se destaca no mercado de café é a Benévolo Café e Gelato, que celebra sete anos de atuação. A casa oferece café pronto, em grãos ou moído, para preparo em casa. Há várias formas de preparo do café, como espresso, filtrado, prensa francesa, globinho e café gelado, além de receitas como doces, bolos e geleias. A Benévolo também oferece gelato de café, feito com espresso e cappuccino.

O cardápio da Benévolo está disponível para delivery e nos principais aplicativos de entrega. “Nosso principal blend é o café do Maciço de Baturité, moído na hora ou em grãos para que o cliente possa preparar em casa com o máximo de frescor. Estamos presentes nos Supermercados Pinheiro, Guará, Lagoa, Frangolândia e em breve em mais lojas da cidade”, explica Jefferson Deywis.

A Benévolo oferece diversos tipos de café, desde espresso até drinks. “Desde o início, trabalhamos com a predominância do café do Ceará como nosso blend principal. Comemoramos sete anos no mercado como a primeira cafeteria a torrar e servir o café cearense no método de extração espresso diariamente. Essa estratégia nos fortaleceu na região e incentivou os produtores locais a melhorar a qualidade do grão. Ficamos felizes em fazer parte dessa história”, destaca Jefferson.

Ele acrescenta que a Benévolo recebeu a visita de muitos produtores locais e foi a primeira cafeteria a torrar e servir café no método espresso. “Vimos outros produtores se aperfeiçoando e testemunhamos o renascimento de uma associação na região, melhorando os métodos de produção, secagem, armazenamento e comercialização. É um grande amadurecimento. O café é 100% cearense e isso nos enche de orgulho”, ressalta.

Tipos e diferenças de café
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o preço médio dos cafés especiais aumentou 3,15% de janeiro a dezembro de 2023. Já a categoria de cafés gourmets teve uma queda de 10,71%, assim como os cafés superiores (11,78%), tradicionais e extrafortes (10,21%) e em cápsula (7,76%).

Café Especial
O café especial é produzido com 100% dos grãos da espécie arábica, tem certificação socioambiental e deve atingir no mínimo 80 pontos na análise sensorial da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). A escala vai até 100.

Café Gourmet
O café gourmet é uma categoria de classificação criada pela ABIC. Feito apenas com grãos da espécie arábica, considerada mais nobre, tem qualidade superior ao tradicional devido a especificidades nas etapas de produção, como menor tempo de torra, preservando o açúcar natural do grão.

Café Tradicional
Produzido em larga escala e vendido a preços inferiores, o café tradicional não passa por uma seleção rigorosa. É composto por grãos conilon da espécie robusta ou uma mistura de robusta e arábica, mas com alta incidência de defeitos e impurezas que alteram o sabor. Para disfarçar essas imperfeições, passa por uma torra bem escura e uma moagem fina.

Suyane Costa