Cruz Vermelha convoca brasileiros para o combate à dengue no dia nacional da doença
Movimento Juntos Contra o Mosquito já impactou mais de 118 mil famílias em comunidades vulneráveis no país. Para 2022, milhares de famílias serão assistidas pelo movimento em comunidades espalhadas pelo Brasil.
Para contribuir com um Brasil livre da dengue, o movimento Juntos Contra o Mosquito – que une esforços de empresa multinacional da área de higiene, saúde e nutrição com a Cruz Vermelha Brasileira, integrante da maior rede de ajuda humanitária do mundo – inicia sua sexta temporada de ações educativas para conscientizar a população sobre a importância de combater os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças, como dengue, zika e chikungunya.
Essa é a época em que as temperaturas e os índices pluviométricos estão mais altos, o que contribui para um ambiente mais suscetível à proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Por esse motivo, o programa acontece nas comunidades mais afetadas pela dengue em regiões de Fortaleza, Maceió, São José dos Campos e Curitiba, e ocorre de novembro deste ano a março de 2023, beneficiando cerca de 4 mil famílias.
Na próxima semana, no bairro Conjunto Ceará, voluntários da Cruz Vermelha vão realizar os primeiros encontros com famílias para apresentar o Movimento e convidá-las a participar das ações previstas para os próximos três meses, que vão de mutirões de limpeza e acompanhamento semanal por equipes da entidade, levando informação sobre combate ao Aedes Aegypti, até doação de produtos para uma proteção completa.
O movimento possui um protocolo desenvolvido pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, universidade de Londres especialista em doenças tropicais, e foi adaptado à realidade das comunidades locais em alta vulnerabilidade social pela Cruz Vermelha Brasileira. Este protocolo possui oito passos para conscientizar e educar para o combate do mosquito Aedes aegypti, por meio de doação de produtos, como inseticidas e repelentes, visita às casas com orientações dos cuidados diários necessários, mutirões de limpeza e atividades educacionais em escolas.
Além do protocolo, o movimento possui outras iniciativas, como cinema imersivo em escolas públicas (Fundamental I e II), intervenções artísticas, ativações com influenciadores das comunidades e boletins em rádios comunitárias.
As comunidades são definidas a partir do cruzamento de dados governamentais sobre a quantidade de casos e informações de calor e chuva; sempre conectados à atuação da Cruz Vermelha Brasileira no país.
A empresa por trás da iniciativa é a Reckitt Hygiene Comercial, por meio da marca SBP®. “Neste ano, o programa possui outras frentes de atuação, além do modelo tradicional do movimento. Trouxemos novos parceiros e aprimoramos as atividades, apostando em educação lúdica para crianças e atividades culturais dentro das comunidades. Tudo para conscientizar todos os integrantes das famílias que participam do Juntos Contra o Mosquito”, informa Lívia Berrocal, Gerente de Propósito da Reckitt Hygiene Comercial. “Desde a sua criação, o movimento já beneficiou mais de 118 mil famílias em comunidades vulneráveis no país. Para 2022, a estimativa é conscientizar ainda mais”, completa.
O movimento Juntos Contra o Mosquito
O movimento, que foi criado em 2017, atua conscientizando e educando comunidades em alta vulnerabilidade social sobre a importância dos cuidados diários para combater os mosquitos transmissores de doenças, gerando um impacto positivo e auxiliando essas famílias a se manterem protegidas.
O programa, que dura aproximadamente três meses em cada região, possui um protocolo com oito passos de atuação, entre eles a doação de produtos, como inseticidas e repelentes, visita às casas com orientações dos cuidados diários necessários, mutirões de limpeza e atividades educacionais em escolas, com teatro de fantoches, jogos e conversas.
Um questionário é aplicado no início e ao final do programa para avaliação e mensuração dos resultados e compreensão do aprendizado e da mudança de comportamento da comunidade para o combate às doenças arboviroses.
Cinema imersivo
Novidade nesta edição do movimento, o projeto Expedição Planeta pretende levar para as crianças uma programação de educação ambiental e conscientização sobre a importância de se combater o Aedes aegypti por meio de arte e da cultura. A ação será levada a 10 comunidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, e irá beneficiar aproximadamente 3.200 mil crianças de escolas públicas do Fundamental I e II.
Um planetário inflável gigante, com capacidade para 35 pessoas, foi criado para oferecer uma experiência totalmente imersiva às crianças, que irão assistir a um filme criado especialmente para a iniciativa, com base nos personagens do desenho Esse Mosquito Vai Dançar. O roteiro do filme foi desenvolvido pela OAK Educação e Cultura e a projeção acontecerá em 180°, em um formato chamado “Full Dome”, com cenas em 3D, para envolver completamente os espectadores.
Após a apresentação, um circuito de atividades lúdicas, em formato de jogos e brincadeiras, que reforçará os ensinamentos sobre prevenção para as crianças, enquanto os adultos serão convidados a participar de um mutirão de limpeza no entorno das escolas. Em São Paulo, haverá ainda um mutirão de plantio de árvores nativas, como forma de reequilibrar o meio ambiente, contribuindo na diminuição de focos de mosquitos. Esta ação conta com a parceria da Elo Social, empresa especializada em consultoria ambiental.
Grafite e informação nas comunidades
Como forma de reforçar a mensagem de proteção e incentivar a economia circular nas comunidades, o movimento também irá promover ações de grafite com artistas locais, que são desafiados a criarem desenhos que representem a realidade local e conscientizem ao mesmo tempo.
A iniciativa é fruto de uma parceria com Outdoor Social, negócio de impacto focado em comunidades que gera renda e entrega comunicação eficiente para os moradores. O veículo também irá promover disparos de informações pelo WhatsApp e aluguel de fachadas residenciais para a exposição de placas com informações sobre o tema.
As ações acontecem em 22 comunidades, em São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina, e promovem geração de emprego e renda, pois contrata pessoas e aluga espaços dentro da comunidade.
Poder da influência
Outra ferramenta para ampliar o alcance da mensagem é a parceria com influenciadores locais. Em 2022, 12 nanoinfluenciadores de dentro das comunidades farão parte do projeto, publicando conteúdos no Instagram e reforçando a necessidade de proteção coletiva contra o mosquito. “Eles têm credibilidade e um canal direto com a comunidade, o que é fundamental para que a mensagem tenha relevância e compreensão real”, comenta Lívia.
Na edição anterior, cerca de 320 mil pessoas foram impactadas pelo conteúdo desenvolvido pelos influenciadores parceiros.
Dados importantes do movimento Juntos contra o Mosquito
2017 a 2020:
14 mil famílias diretamente beneficiadas com o programa completo.
100 mil famílias que receberam doações.
Em 2021:
11.229 pessoas da comunidade escolar (alunos e professores) diretamente beneficiados com o programa Esse Mosquito Vai Dançar.
17.424 famílias receberam doação de produtos e material educacional sobre a dengue.
22 milhões de pessoas foram impactadas com conscientização sobre combate à dengue dentro de comunidades brasileiras.
Em 2022:
3,2 mil crianças diretamente beneficiadas com o projeto Expedição Planeta em 10 escolas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
4 mil famílias vão receber o protocolo completo: Fortaleza, Maceió, São José dos Campos e Curitiba.
10 mil crianças de escolas públicas, por meio do esquete teatral “Esse Mosquito Vai Dançar”, serão conscientizadas dentro das escolas no 1º semestre.
28 mil crianças de Maceió, Itajubá e Brazópolis vão receber, na grade curricular, materiais sobre conscientização e combate à dengue.
330 mil pessoas de 22 comunidades em alta vulnerabilidade irão receber conteúdos cultural e educacional.
Dengue no Brasil
O Brasil viveu um surto grave de dengue em 2016, ano em que foram registrados mais de 1,5 milhão de casos de dengue no país. Em 2022, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, até agosto de 2022, foram confirmadas 854 mortes por dengue no Brasil: 3,3 vezes mais vítimas do que em 2021, com 1,3 milhão de casos registrados.
Os índices devem crescer com a chegada da época de chuvas, quando há aumento de focos do mosquito, o que exige medidas drásticas da sociedade para se proteger e mitigar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Sobre o movimento Juntos Contra o Mosquito
Criado em 2017 a partir do propósito de SBP® de proteger as famílias contra os mosquitos transmissores de doenças, o movimento busca conscientização e educação para combater o mosquito Aedes aegypti por meio de mutirões de limpeza, ações educativas para adultos e crianças, e doação de produtos dentro das comunidades mais afetadas pela dengue. As ações são desenvolvidas em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, e já chegaram a mais de 28 comunidades com altos índices de arboviroses em 12 Estados brasileiros.
Saiba mais em: https://www.juntoscontraomosquito.com.br/.
Sobre SBP®
Há mais de 40 anos no mercado, SBP® é sinônimo de proteção das famílias brasileiras contra os incômodos relacionados aos insetos, oferecendo 100% de proteção dentro e fora de casa com linhas de inseticidas e repelentes. Pertencente à Reckitt Hygiene Comercial, SBP® tem o propósito de proteger as famílias das doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. Desde 2017, a marca criou no Brasil o movimento “Juntos Contra o Mosquito”, que tem o intuito de educar e conscientizar as pessoas sobre a importância do combate à proliferação dos mosquitos transmissores dessas doenças, além de dar acesso a produtos que proporcionem proteção e segurança para famílias que vivem em locais com alta incidência de casos dessas doenças. Outra iniciativa é o patrocínio, via Leis de Incentivo Federal e Estadual, do Projeto “Este Mosquito Vai Dançar”, que consiste em uma série de desenhos animados, composta por duas temporadas (atualmente em exibição nos canais TV Cultura, Rá-Tim-Bum, TV Educação e UNIVESP TV) e na apresentação de um esquete teatral infantil que dá dicas de como se proteger dos mosquitos. O portfólio de SBP® inclui uma gama variada de inseticidas em aerossol e repelentes elétricos-líquidos de ambiente. Para o uso pessoal fora de casa, a marca traz dois repelentes, ambos com Icaridina, o ativo mais moderno do mercado, com proteção que dura de 5 até 12 horas. Para saber mais, acesse www.sbpprotege.com.br.
Sobre o Grupo Reckitt
O Grupo Reckitt* existe para proteger, curar e nutrir na busca incansável por um mundo mais limpo e saudável. Acreditamos que o acesso à higiene, ao bem-estar e à nutrição de qualidade é um direito, não um privilégio. O Grupo Reckitt é a empresa por trás de algumas das marcas de consumo mais amadas e confiáveis do mundo em higiene, saúde e nutrição, incluindo Enfamil, Sustagen, Strepsils, LuftaGastro, Naldecon, Durex, Olla, Jontex, Lysol, Dettol, Veet, Harpic, Veja, SBP®, Mortein, Finish, Vanish, Woolite, Bom Ar e muito mais.
Todos os dias, mais de 20 milhões de produtos do Grupo Reckitt são comprados em todo o mundo. Sempre colocamos os consumidores e as pessoas em primeiro lugar, buscamos novas oportunidades, excelência em tudo o que fazemos e construímos sucesso compartilhado com todos os nossos parceiros. Visamos fazer a coisa certa, sempre.
Somos um time global diverso de mais de 43.000 colaboradores. Usamos a nossa energia coletiva para atender às nossas ambições de marcas com propósitos, um planeta mais saudável e uma sociedade mais justa. Saiba mais ou entre em contato conosco em www.reckitt.com/br.
*Reckitt é o nome comercial do grupo de empresas Reckitt Benckiser.
Sobre a Cruz Vermelha Brasileira
A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 190 sociedades nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, principal instituição de ajuda humanitária do mundo. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. No Brasil, está presente em 18 Estados.
Diante do aumento de número de casos que vitimaram milhares de brasileiros, a CVB tem atuado no trabalho de conscientização para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Nos Estados mais afetados pelas doenças, voluntários distribuíram repelentes, preservativos e material informativo. Para eliminar criadouros e mudar hábitos que levam a proliferação do mosquito, visitas a diversas comunidades foram realizadas, assim como atividades educativas junto às escolas.