Debate sobre gestão de crises nas redes sociais é tema do terceiro painel do IV Semascom

Evento é transmitido pelo canal do Curso de Jornalismo da UFC no YouTube

O IV Seminário de Assessoria de Comunicação (IV Semascom) do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) chega, nesta quarta-feira (21/10), ao terceiro dia com o painel “Redes Sociais e Gestão de Crise”. Os convidados são os diretores da Engaja Comunicação e da Caramelo Comunicação, Adriano Muniz e Paulo Júnior Pinheiro, respectivamente, que vão conversar sobre os desafios e adaptações de métodos e ferramentas digitais. O IV Semascom acontece virtualmente neste ano em virtude da pandemia do Novo Coronavírus. O evento, que é transmitido pelo canal oficial do Curso de Jornalismo da UFC, encerra-se nesta quinta-feira (22), com o painel “O Mundo do Trabalho do Assessor de Comunicação”.

Convidados desta quarta

Adriano Muniz é formado em Jornalismo pela UFC, com especialização em marketing. Com mais de 25 anos de carreira, passou pelas redações da TV Verdes Mares, onde trabalhou como chefe de conteúdo, da TV Jangadeiro e exerceu a função de chefe de redação. Ele também trabalhou como editor no Jornal O Povo. Na esfera pública, foi coordenador de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado e presidente da Fundação de Telecomunicações do Ceará (Funtelc), mantenedora da TV Ceará. Atualmente é diretor da Engaja Comunicação.

Paulo Júnior Pinheiro também é formado em Jornalismo pela UFC, tendo um Mestrado em Comunicação Estratégica pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Atualmente, além de diretor da Caramelo Comunicação, é professor do Centro Universitário UniFanor e do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7).

Segundo dia do evento

O segundo dia do Seminário realizou, nesta terça-feira (19/10), o painel “Eleições e Situação de Crise”. Na ocasião, as convidadas Adriana Saboya, jornalista e especialista em Marketing Político e Governamental, e Aline Martins, assessora de imprensa, comunicação e cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, compartilharam experiências e discutiram sobre a atuação do setor de Comunicação durante o período eleitoral.

Primeira convidada a falar, Adriana Saboya iniciou ressaltando a necessidade de realização de uma análise inicial dos atributos fortes e fracos de cada candidato e seus concorrentes, vantagens competitivas e também sobre problemas que podem ser enfrentados durante a campanha. Adriana destacou ainda que o surgimento de crises pode vir através de posicionamentos em redes sociais, acontecimentos passados e também do desempenho do candidato na comunicação com o público e com a imprensa: “Nem sempre o melhor candidato ganha a eleição. Tudo vai se refletir no tipo de diálogo que ele vai ter, no tipo de mensagem que nós vamos passar para esse candidato”.

A jornalista também pontuou sobre diferenças entre campanhas para eleições gerais e municipais. Para ela, a proximidade com o público é elemento decisivo para o eleitor no processo de escolha de prefeitos e vereadores e que, por isso, a campanha municipal exige estratégias mais específicas de comunicação para atingir o eleitorado. “As redes sociais não vão eleger candidato A ou B se, mesmo com as imposições e limitações da pandemia, não existir o corpo a corpo, o porta a porta, a conversa, o olho no olho das pessoas”, reforçou. Outro fator citado durante o momento foi a importância da criação de um comitê de crise integrado por pessoas aptas a tomar decisões ágeis e a realização de análise sobre erros, acertos e pendências após a situação.

Após Adriana Saboya, foi a vez da assessora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Aline Martins, comentar sobre sua atuação à frente do setor de Comunicação da instituição. Ela ressaltou a importância do desempenho da Assessoria de Comunicação durante o mutirão para cadastramento biométrico dos eleitores em Fortaleza, ocorrido no Centro de Eventos do Ceará em novembro de 2019. Para o período, houve a preparação de um plano de comunicação inicial e treinamentos com fontes. Aline pontuou que o contato frequente com a imprensa e a realização de dezenas de entrevistas ao dia foram fundamentais para que a ação fosse bem sucedida: “Para conseguir esclarecer as dúvidas e até combater a desinformação, já que muitas notícias fraudulentas foram divulgadas, decidimos fortalecer o apoio da imprensa que foi totalmente parceira. A cada novidade entrávamos em contato e em poucos minutos já entrávamos ao vivo”.

Durante o debate, a assessora comentou sobre a necessidade de adaptação ao trabalho remoto em decorrência das medidas de distanciamento adotadas em prevenção ao Novo Coronavírus e aos formatos de gravação de vídeos ou webconferências para entrevistas com as fontes. Aline pontuou que, para o período eleitoral, foram adotadas estratégias como a disponibilização de mecanismos de acesso a dados de candidaturas e estatísticas, além de parcerias com agências de checagem de fatos e com mensageiros eletrônicos, como WhatsApp e Facebook.

Após as falas das duas convidadas, houve um momento de respostas às perguntas de participantes do evento. Em uma de suas falas, Adriana Saboya comentou sobre a disseminação de fake news sobre candidatos durante o período eleitoral. Para ela, a existência de um profissional preparado para desmentir boatos sobre o candidato é fundamental: “Nunca um profissional de comunicação foi tão necessário nas eleições, tanto no fornecimento de informações, como também trabalhando diretamente com o candidato e com a informação”. 

Aline Martins complementou a fala ressaltando a importância de parcerias com veículos de comunicação para o monitoramento e checagem de informações falsas. “Além de treinamentos inúmeros, existem as parcerias. A partir do momento que se toma conhecimento de alguma informação que não é verdadeira, já começa uma equipe de guerra a atuar em várias frentes, não só a comunicação institucional, mas as agências de checagem também, trabalhando para quebrar a força da informação fraudulenta”, comentou.

Programação

O IV Semascom encerra-se nesta quinta-feira (22) com o painel “O Mundo do Trabalho do Assessor de Comunicação”. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, e o coordenador da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Reginaldo Aguiar, vão conversar sobre a atuação do assessor no mercado e os desafios da profissão. Na segunda passada (19), o evento foi aberto com o painel “Comunicação e Gestão de Crises”. Nessa terça (20), foi a vez do debate sobre “Eleições e Situação de Crise”. 

SERVIÇO:

IV Semascom do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Dias: 19 a 22 de outubro 

Horário: das 19h às 20h30 

Acesso: https://www.youtube.com/CursodeJornalismoUFC

Para mais informações, acompanhe o perfil do curso no Instagram: @jornalismoufc.