Dragão do Mar oferta mais de 10 atrações virtuais de múltiplas linguagens nesta semana

Dragão do Mar oferta mais de 10 atrações virtuais de múltiplas linguagens nesta semana

Exibições de curtas brasileiros e longas clássicos, projeto audiovisual de arte contemporânea, programas sobre astronomia e ciências afins, apresentação musical e exposição fotográfica junina e oficina infantil compõem a programação da semana.

Enquanto se prepara para retornar com sessões presenciais no Cinema do Dragão, no dia 1º de julho, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, segue com uma intensa programação virtual nos seus canais de comunicação. Ao longo desta semana, o CDMAC traz mais de 10 programações, entre sessões virtuais de cinema, exposição fotográfica, novas aulas de astronomia e ciências afins, ciclo junino e oficina infantil de criação de bonecos. As programações estarão disponíveis no site  (www.dragaodomar.org.br) e no YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro).

Em alusão ao Dia do Orgulho LGBT+, comemorado no próximo dia 28 de junho, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão) exibirá, na quarta-feira (23), a partir das 17h, no YouTube do Dragão, “Via das Bonecas”, obra audiovisual da professora e artista multilinguagem Isadora Ravena, em homenagem a crianças e adolescentes transvestigêneres historicamente vitimados pela exclusão social e pela violência. O trabalho permanecerá disponível por apenas 24h.

Também integrando o ciclo de programação em alusão ao Dia do Orgulho LGBT+, estreia na quarta-feira, a partir das 12h, no Youtube do Dragão, mais uma edição do Sessão Circular, programa de difusão de curtas brasileiros do Cinema do Dragão. Com o tema “Desejo e memória em movimento”, o programa #2 apresentará, até o dia 7 de julho, cinco curtas-metragens que, protagonizados por mulheres, abordam experiências de mulheres lésbicas, suas relações de amizade e de família: “Quinze”, de Maurílio Martins; “Aonde vão os pés”, de Débora Zanatta; “Rebu – a egolombra de uma sapatão quase arrependida”, de Mayara Santana; “Peixe”, de Yasmin Guimarães; e “À beira do planeta mainha soprou a gente”, de Bruna Barros e Bruna Castro.

Abrindo o Ciclo Junino virtual do Dragão, neste mesmo dia, a partir das 17h, no site do Dragão, será lançada a exposição virtual “Junina Luz do Mundo”, do fotógrafo Luiz Alves. A mostra reúne 12 painéis que exploram diferentes aspectos dos festivais de quadrilha junina e das festas de São João, a partir de registros fotográficos de edições do Festival “Festejos Juninos”, ocorridas no Dragão, entre 2016 e 2019.  

Ainda na quarta, o Planetário Rubens de Azevedo lança a segunda edição do “Divulgando Ciência”, programa que recebe renomados cientistas para abordar temas ligados à Astronomia e às ciências afins. A convidada do próximo encontro virtual será a astrônoma Profa. Dra. Maria Elizabeth Zucolloto, que falará sobre “Os Meteoritos no Brasil”, a partir das 20h, no YouTube do Planetário (youtube.com/planetariorubensdeazevedo). Outra opção para quem quer ser aprofundar nas curiosidades sobre o espaço é o Curso Popular de Astronomia, nesta quinta-feira (24), a partir das 19h30, no canal do Planetário, que tratará sobre “O céu do Hemisfério Sul”.

Quinta-feira é sempre dia de estreia no Cinema do Dragão. Nesta semana, a sala virtual traz as estreias de “A Vinícola dos Sonhos” e “A Vida Solitária de Antonio Lingabue”. Esses e outros títulos poderão ser conferidos com ingressos a partir de R$ 19,90 na plataforma  Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br) ou no serviço de streaming NOW, disponível para assinantes.

E falando em estreia, no sábado (26), a partir das 12h, no YouTube do Dragão, o Cinema do Dragão lança o “Clássicos no Cinema do Dragão”, novo programa de difusão que (re)apresentará importantes títulos da filmografia brasileira e mundial em sessões virtuais e/ou presenciais. Os longas cearenses Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (1986), dirigido por Rosemberg Cariry, e Milagre em Juazeiro (1999), de Wolney Oliveira, inauguram a sessão deste mês. Os filmes seguirão disponíveis no canal do Dragão até 4 de julho.

No sábado também tem opção para quem curte descobrir novos sons. A partir das 18h, no YouTube do Dragão, o Grupo Akilombar apresentará “Os festejos da Vó Júlia”. Compondo o São João do Dragão virtual, o trio combina elementos como oralidade, canto, dança, rezas e mandingas para festejar a cultura do São João com uma rica seleção de músicas, entre próprias e interpretações, que cantam a ancestralidade do povo nordestino, enraizada nas matrizes afro-indígena.  

Fechando a programação da semana, no domingo (27), o Dragão das Crianças promove mais uma oficina infantil. A partir das 17h, no YouTube do Dragão, a atriz, bonequeira e artesã Marina Tijubina ensinará como fazer bonecos de papel e palito.

Mais detalhes da programação podem ser acessados no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br).

Serviço: Programação virtual de 21 a 27 de junho no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horários diversos
Onde: Site do Dragão (www.dragaodomar.org.br), Youtubes do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro) e do Planetário (youtube.com/planetariorubensdeazevedo)  
Consulte a programação completa no site www.dragaodomar.org.br

Suyane Costa