Em exibição na Pinacoteca do Ceará, exposição “Negros na Piscina” é destaque no Fotofestival Solar
Ainda na noite de abertura do Fotofestival Solar, ocorrido na última quarta (07), “Negros na Piscina” já arrancou elogios do público que a visitou em primeira mão. Mas não se preocupa que o tempo de exibição é longo: a exposição fica em cartaz até maio de 2023, na Pinacoteca do Ceará, que integra o Complexo Cultural Estação das Artes. Sob curadoria de Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes, foram selecionados 55 artistas com obras em diferentes formatos – fotografias, vídeos, objetos, pinturas – que trazem à tona discussões sobre o racismo, a homofobia, a transfobia, a colonização, o apagamento e os ataques aos povos indígenas, entre outras opressões sistemáticas.
Nesse sentido, “Negros na Piscina” remete a uma imagem de subversão. Faz emergir a presença possível de certos corpos em espaços a eles não destinados na história do Brasil. Espaços de diversão ou descanso, mas não somente. Piscina, aqui, também significa casa, comida na mesa, acesso à educação e à saúde. Piscina é muita coisa: festa e trabalho, gozo e segurança.
Sugere uma paisagem social e afetiva em que corpos pretos, indígenas e travestis, entre outros vários igualmente negros, possam ter direito a trabalho e descanso.
A programação completa de lançamentos e com todas as outras atividades do festival está no site solarfotofestival.com.
SERVIÇO:
Exposição “Negros na Piscina”
De 07 de dezembro de 2022 a 07 de maio de 2023
Horários:
Na semana de abertura, visitação de quinta a sábado, das 12h às 22h, com acesso até
às 21h30; e domingos, das 10h às 22h, com acesso até às 17h30
Na Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, Praça da Estação, s/n – Centro)
GRATUITO.
LIVRE.
2ª edição do Fotofestival Solar
De 07 a 11 de dezembro
Complexo Cultural Estação das Artes e Museu da Imagem e do Som (MIS)
instagram.com/solarfotofestival/