Emergencista acredita que retorno gradual da economia só pode acontecer se houver a colaboração da população
O retorno das atividades econômicas na cidade já está acontecendo. Aos poucos, lojas, fábricas, empresas, estão voltando ao seu funcionamento. O retorno é gradual devido os números de infectados pela covid-19 ainda estarem altos. O Ceará registra, hoje, 73.560 casos confirmados, 4.562 mortos e 52.351 curados, segundo a plataforma Integra SUS.
No entanto, apesar da reabertura de muitos locais, incluindo shoppings centers, o emergencista Frederico Arnaud, que está atuando na linha de frente no combate ao novo coronavírus em Fortaleza, alerta que as pessoas não podem se distrair quanto aos cuidados de higiene e distanciamento social. “As pessoas não podem ficar achando que, só porque o retorno gradual começou a acontecer, a cidade voltou a sua normalidade. Infelizmente os hospitais e pronto atendimentos ainda estão cheios. O vírus ainda está circulando com força total. Todo o cuidado que se possa ter para evitar o contato com o vírus deve ser feito. Por isso, saia de casa somente se for necessário e, caso precise sair, é essencial o uso de máscaras, evitar estar próximo das pessoas e estar atento à higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%”, explica Arnaud.
Ele alertou ainda que as pessoas que fazem parte do grupo de risco devem permanecer em casa. “Os idosos e os que possuem algum tipo de comorbidade precisam ter um cuidado maior. Essas pessoas devem continuar cumprindo o isolamento social para evitar o contágio do vírus”, alerta.
Mundo
Em alguns países, infelizmente as medidas de retorno da economia não surtiram muito sucesso. Ao menos seis países voltaram atrás e recolocaram regras de isolamento social após um período de isolamento rígido.
Na China e na Coreia do Sul, por exemplo, novos casos forçaram algumas regiões a retomarem regras mais rígidas de quarentena, temendo que a pandemia fugisse novamente do controle e a curva voltasse a ascender. Assim aconteceu em alguns estados da Alemanha, Irã, Arábia Saudita e Líbano.
Quem é Frederico Arnaud?
Dr. Frederico Arnaud – Médico formado na Universidade Federal do Ceará, com Residência em Clínica Médica e Anestesiologia. Fundador da Associação Brasileira de Medicina de Emergência e seu grande defensor como representante da especialidade no País (ABRAMEDE). Fundador e coordenador da Residência de Medicina de Emergência do Ceará. Professor de Medicina de Emergência da Universidade de Fortaleza (Unifor). Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB e EMERGENCISTA pela ABRAMEDE.