Empreendedorismo e Tecnologia: Mulheres lideram startups e criam soluções inovadoras
Que as mulheres podem ocupar os mais variados cargos, todos já sabem. Elas estão em todos os lugares, inclusive à frente de empresas emergentes que desenvolvem ou aprimoram um modelo de negócio utilizando tecnologia, mais conhecidas como startups. No Programa Corredores Digitais, que atualmente trabalha com 220 times, muitos deles liderados por mulheres.
Uma delas é a Eduqhub, que nasceu a partir de uma percepção que a mamãe Marilia Teófilo teve, ao perceber que precisava preparar seus filhos para o futuro, dando a eles uma educação diferenciada, além da escola, desenvolvendo as habilidades necessárias de acordo com as necessidades do mercado e do mundo. A Eduqhub é um programa que incentiva o espírito empreendedor entre os pequeninos.
Como cliente fixo, ela atende o Farias Brito, e também oferece oficinas de empreendedorismo e feira de negócios, além de cursos de curta duração. Mais de 150 crianças já foram atendidas, e uma nova turma deve iniciar em abril.
Mãe de cinco filhos, com idades de 1, 6, 11, 13 e 14 anos, Marilia sabe bem a importância de desenvolver habilidades para que sua prole, e muitas outras crianças, possam se tornar independentes, produtivos e inovadores no presente e futuro. Ela ainda dá a receita que usa para administrar todas as suas funções do dia a dia: “Tempo é questão de prioridade, se você colocar o que mais é importante primeiro, delega o que pode, pede ajuda, dá tudo certo. Sempre lembrando de cuidar de mim, porque se a gente está bem, a gente cuida de todo mundo”, diz.
Patrícia Grenfell também transformou os desafios da vida de mãe em oportunidades. “Existe um grande desafio na vida de uma mulher quando ela se torna mãe. Pois, ela precisa conciliar vida profissional, pessoal e todas as demandas da maternidade. Eu e minha sócia somos mães, e essa é uma dor nossa”, conta a empreendedora que está à frente da startup “Mamãe Sem Tempo”.
A plataforma funcionará como um Marketplace de mães empreendedoras pelo qual irão divulgar e vender seus produtos, nesse caso rapidamente uma mãe sem tempo poderá resolver algo simples como a compra de uma fantasia solicitada pela escola ou a compra de comidas saudáveis para seu filho.
“Mas a demanda de uma mãe atarefada não se limita somente ao que ela encontrará disponível no marketplace, muitas vezes ela precisa realizar tarefas como uma pesquisa de material escolar ou até a organização de uma festa do seu filho. Para isso elas poderão contar com o botão “faça por mim” dentro do próprio aplicativo. Que conectará mães sem tempo, a mães que precisam fazer uma renda extra e podem ajudá-las a solucionar suas demandas”, explica.