Empreendedorismo, gestão e saúde emocional são temas do segundo dia do Seminário O Futuro da Saúde

Empreendedorismo, gestão e saúde emocional são temas do segundo dia do Seminário O Futuro da Saúde

No primeiro dia de evento, especialistas afirmaram que a capacidade de testagem do COVID-19 no Brasil coloca o país em vantagem, porém ainda não há previsão para uma vacina testada e aprovada contra o vírus.

O “Seminário O Futuro da Saúde: Ciência e Tecnologia como estratégias de desenvolvimento” continua nesta quarta-feira (19) e debate, em tempos de coronavírus, alternativas para garantir o equilíbrio e saúde emocional, assim como iniciativas que estimulem o empreendedorismo e a inovação na gestão em saúde. O evento é gratuito e realizado totalmente online.

No primeiro dia, o seminário foi aberto abordando “As perspectivas do Futuro da Saúde no Ceará”, painel mediado pelo presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Ceará (Sindessec), Aramicy Pinto. Também participaram da abertura o presidente do Grupo Hapvida, Jorge Pinheiro de Lima; a superintendente do Sesi Ceará, Veridiana Soárez; o presidente da Confederação Nacional de Saúde, Breno Monteiro; a secretária adjunta de saúde de Fortaleza, Ana Estela Fernandes; e o secretário de saúde do Ceará, Roberto Martins Rodrigues (Dr. Cabeto).

Para o secretário, a tecnologia tem se mostrado fundamental e eficaz na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças. “E o mais importante é que não tem impedido a humanização no atendimento, que é insubstituível”, afirma o gestor. Já a secretária adjunta de saúde do município, Ana Estela Fernandes, afirmou que a pandemia trouxe um grande desafio para quem atua na gestão pública. “Nós tivemos de ampliar o acesso da população ao atendimento de saúde e garantir que esse acesso fosse com isolamento social. E isso só foi só possível graças à tecnologia e a inovação”, explica.

Imunização

A experiência do Brasil com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a alta capacidade de testes nesse segmento pode ser uma vantagem para o país quando houver a descoberta de uma vacina comprovadamente eficaz contra a Covid-19. A afirmação foi feita pelos participantes do painel realizado no primeiro dia do seminário, Luciana Leite, pesquisadora sênior do Instituto Butantan, e Carlile Lavor, coordenador da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará. Ambos, entretanto, consideram imprevisível um prazo para termos vacina testada e aprovada contra a doença. O painel encerrou o primeiro dia do seminário que é realizado online e gratuitamente. A programação continua nesta quarta-feira (19)

“A gente sabe fazer (testes) bem e isso facilita ao negociar a transferência de tecnologia (de eventuais vacinas descobertas)”, explica Luciana Leite, que trabalha há mais de 20 anos como pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Instituto Butantan. Carlile Lavor explicou que a experiência do PNI, criado há mais de 40 anos, e o know how de instituições como Fiocruz e Butantan dão ao Brasil algumas vantagens na corrida pela vacina. “Mas por enquanto precisamos continuar apostando na prevenção”, adverte Lavor. Criado nos anos 1970, o Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população do país.

O Seminário é promovido pelo Sindessec com apoio da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess). O encerramento contará com palestra do médico sanitarista e professor da Universidade de São Paulo, Gonzalo Vecina Neto.

Serviço: 

O Futuro da Saúde – Ciência e Tecnologia como Estratégias de Desenvolvimento

Dias 18 e 19 de agosto, Com transmissão gratuita pelo Youtube do Sindessec

https://www.youtube.com/channel/UCYnguBbq-spzz0NxxDRrpWA/about

Inscrições gratuitas pelo site: http://seminariofuturodasaude.com.br/ (até a manhã desta quarta-feira, 19)

Segue a programação de amanhã:

Data: 19 de Agosto de 2020

9h às 10h

PAINEL 05: O FUTURO DA SAÚDE NO BRASIL – POLÍTICAS DE SAÚDE, GESTÃO, UNIVERSALIDADE E MODERNIZAÇÃO

Mediador: Dr. Adelvânio Morato

Presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) 

Convidados: 

Dr. Jurandi Frutuoso 

Secretário Executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS)

Eduardo Barros

Diretor da Hospitalar

10h às 10h30min – Intervalo

10h30min às 12h

PAINEL 06: O EMPREENDEDORISMO NA SAÚDE

Mediador: Paulo André Holanda

Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CE)

Convidados: 

Antonio Carlos Endrigo

Diretor de Tecnologia da Informação da Associação Paulista de Medicina (APM)

Reginaldo Braga Lobo

Gerente da Unidade de Negócios Competitivos do SEBRAE-CE 

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 15h30min 

PAINEL 07: SAÚDE E EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Mediador: Dr. Avelar de Castro Loureiro

Diretor da Clínica Psiquiátrica Santo Antônio

Convidados: 

Dra. Marilda Emmanuel Novaes Lipp 

Diretora do Instituto de Psicologia e Controle do Stress, membro da Academia Paulista de Psicologia

Dr. Roberto Nobrega Teixeira

Psiquiatra, Psicanalista e Psicoterapeuta

Dr. Leonardo Bezerra

Especialista em cirurgia robótica, cirurgião ginecologista, e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

15h30min às 16h30min

Palestra de Encerramento

Dr. Gonzalo Vecina Neto 

Médico sanitarista, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

Suyane Costa