Entendendo a morte: curso de Tanatologia visa desmistificar a temática de forma humanizada

Entendendo a morte: curso de Tanatologia visa desmistificar a temática de forma humanizada

Realizado pelo Memorial Funeral Home, as aulas estão previstas para julho

O brasileiro ainda enxerga a morte como um tabu. O medo de perder alguém é uma das razões que resultam no silêncio. Para jogar luz ao tema, assim como entendê-lo melhor, o Memorial Funeral Home abre a 2ª turma de formação em Tanatologia. As aulas estão previstas para julho.

“A Tanatologia, sendo a ciência que estuda as atitudes sobre a morte, se dedica também ao estudo de como as sociedades lidam com os processos do morrer em seu contexto social e histórico. O estudo sobre a morte contribui para que a sociedade se sinta mais instigada e mais à vontade para conversar, seja em família, seja no âmbito público, sobre algo inevitável, mas que é, à princípio, objeto de medo e tabu”, explica a professora de psicologia e embaixadora do Clube Tanato, Cristina de Oliveira.

Ela explica que a dificuldade em falar sobre a morte é algo típico do ser humano. No Brasil não é diferente. Contudo, há uma peculiaridade quando envolve o cearense.

“No Ceará podemos encontrar ainda dois modelos no lidar com a morte: o moderno, típico da capital e grandes centro urbanos onde as práticas de velório são mais padronizadas e os cemitérios mais parecidos com parques e planícies gramadas; e o tradicional, ainda visto no Interior onde as práticas de velório, cortejo fúnebre e enterro ainda seguem próximas do costume tradicional”, pontua.

O curso

O curso é direcionado ao público em geral interessado em compreender melhor o tabu sobre a morte e os vários aspectos teóricos que envolvem a relação entre a morte, os indivíduos e as sociedades. Podem participar profissionais das mais diversas áreas, entre elas Saúde, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Jornalismo e Direito.

“Se a sociedade, em geral, tem dificuldade de conversar sobre a morte, por outro lado, existe um grande rol de profissionais que precisam lidar mais diretamente com os processos do morrer, com o luto e perdas, seja no cotidiano das suas áreas, seja eventualmente, mas que quando o momento de falar sobre a morte chega, pede que estejam mais preparadas”, complementa a Cristina.

Dividido em 12 módulos com 180 aulas totais, mostrará os aspectos históricos e culturais sobre a morte; a relação entre a morte e a filosofia; maturidade na infância, adolescência e velhice; bioética; prevenção, postergação e luto do suicídio; espiritualidade e Tanatologia; humanização e cuidados paliativos; aspectos estéticos e artísticos sobre a morte, entre outros.

Sobre as aulas

As aulas serão ministradas ao vivo por meio da plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas através do Instagram do Memorial Funeral (@memorialfuneralhome) ou do Clube Tanato (@clubetanato). Há também o site: https://tanatologia.memorialfortaleza.com.br/

Estudantes da graduação têm 20% de desconto. Neste caso, a matrícula precisará ser feita pelo WhatsApp 85 99680-0281. É importante enviar o comprovante do boleto pago para o respectivo número.

Memorial Funeral Home

O Memorial Funeral Home oferece atendimento funerário humanizado e especializado em um dos momentos mais difíceis: a perda de entes queridos. Diante das dificuldades que os familiares enfrentam, se propõe a atender com empatia, dignidade e honestidade, com objetivo de aliviar as dores de parentes e amigos.

Ao longo dos anos, o Memorial tem como missão diminuir todo e qualquer transtorno decorrente da perda, desenvolvendo um serviço de qualidade, com profissionais habilitados e comprometidos, proporcionando acolhida a todos os clientes que buscam o serviço.

 Clube Tanato

O Clube Tanato é um projeto de iniciativa do Memorial Funeral Home e tem o intuito de falar abertamente sobre a vida, a morte e o morrer de uma forma leve e livre de tabus, ajudando as pessoas a ressignificarem o olhar sobre a consciência da finitude.

Suyane Costa