Festival Alberto Nepomuceno traz concertos, DJs e vivências culturais ao Ceará

Evento patrocinado pela Secult Ceará oferece programação gratuita de música e arte em Fortaleza, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante, com destaque para a estreia da banda Tum Toin Foin no estado
A 11ª edição do Festival Alberto Nepomuceno (FAN) segue até 22 de fevereiro, levando música, arte e cultura para diversas regiões do Ceará, com programação gratuita em Fortaleza, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante. A programação conta com concertos de música de câmara, apresentações de DJs, vivências culturais e visitas mediadas a acervos artísticos, tudo com o objetivo de aproximar o público das riquezas culturais do estado.
A novidade da edição é a estreia da banda de câmara Tum Toin Foin, de Porto Alegre, que se apresenta pela primeira vez no Ceará. O concerto de encerramento será no dia 22 de fevereiro, às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) em Fortaleza, e contará com a participação da Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Composta por músicos renomados e com um estilo que mistura erudito e improvisação, a Tum Toin Foin promete encantar o público com seu repertório eclético que inclui desde Arthur de Faria a Villa-Lobos.
O FAN também se destaca pelo seu caráter inclusivo, levando apresentações de DJs, como Erivan Produtos do Morro e Renatinha, a escolas e comunidades rurais. Em Itapipoca, por exemplo, Renatinha será a primeira mulher a se apresentar no festival, trazendo sua experiência com discos de vinil e projetos autorais que exploram a música cearense.
O evento, que é uma realização da produtora Vagalume, conta com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e busca sensibilizar o público para a valorização do patrimônio cultural imaterial e material do estado, como os bonecos da mestra Zilda Torres, que serão apresentados durante visitas mediadas em sua casa, na Praia das Pedrinhas, em Itapipoca.