Fim de ano: Feriados e época de férias escolares exigem atenção redobrada em condomínios

Fim de ano: Feriados e época de férias escolares exigem atenção redobrada em condomínios

No período de final de ano, com muitos feriados e com as férias escolares é comum que os moradores de condomínios realizem viagens, proporcionando um menor fluxo de pessoas nas áreas comuns e as unidades habitacionais sem ocupantes. Diante desse cenário, é fundamental que sejam redobrados os cuidados com a segurança condominial. Um maior número de apartamentos vazios proporciona o aumento das tentativas de roubo e furtos nesta época do ano, muitas vezes com sucesso por parte dos criminosos. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o mês de julho de 2022 apresentou o maior número de ocorrências de furtos no Ceará desde 2013, com 5.808 casos. Ao todo, foram registrados 31.762 furtos entre janeiro e julho deste ano. 

Procedimentos simples, envolvendo tecnologia, funcionários dos condomínios e os próprios moradores podem ser realizados para promover uma maior segurança aos empreendimentos, como explica o especialista em segurança predial e diretor da Viper Condomínios, Flávio Patrício. “É importante sempre checar o funcionamento dos equipamentos de segurança, como: cerca elétrica, câmeras, iluminação, sensores de presença, alarmes, etc., pois a presença destes equipamentos com mau funcionamento, às vezes torna as edificações mais vulneráveis do que a inexistência deles, porque criam uma falsa sensação de segurança, proporcionando um relaxamento em relação a outros procedimentos que poderiam ser adotados”, pontua.

“Durante as viagens, principalmente quando a ausência for por períodos mais longos, é desejável que seja feita uma comunicação ao síndico. Desta forma, a informação será repassada aos porteiros e demais funcionários sobre a ausência do morador da unidade, que ficarão atentos a qualquer movimentação suspeita na unidade desocupada. Se, durante a viagem, pretender deixar o veículo na garagem, lembre-se de retirar objetos de valor do interior do mesmo. Além disso, avise ao síndico que o automóvel irá permanecer no condomínio”, ressalta Patrício.

Outras dicas importantes durante a ausência por viagem, é o fechamento correto de portas, grades e janelas. Objetos de valor precisam ser colocados em um lugar seguro e que não possam ser vistos facilmente, caso ocorra algum tipo de invasão. Jamais deixe as chaves do apartamento na portaria e verifique se o seu cadastro no prédio está atualizado, pois possibilitará que o síndico entre em contato em situações de emergência.

Suyane Costa