Fortaleza recebe pela primeira vez o Prêmio Lixo Zero Brasil
Na próxima quinta-feira (28), acontecerá o evento de lançamento do prêmio cujo objetivo é reconhecer, valorizar e dá visibilidade às práticas que contribuem e reforçam o desenvolvimento do conceito “Lixo Zero”
Após passar por cidades como Rio de Janeiro, Manaus e Cuiabá, o prêmio Lixo Zero Brasil chega pela primeira vez ao Nordeste. Fortaleza será palco, na próxima quinta-feira (28), no Hotel Sonata de Iracema, do evento de lançamento do prêmio, que acontecerá em dezembro deste ano, também na Capital cearense.
Criado em 2018 com o objetivo de reconhecer, valorizar e garantir visibilidade às práticas que contribuem e reforçam o desenvolvimento do conceito “Lixo Zero”, o prêmio Lixo Zero Brasil vai agraciar projetos sustentáveis que já estão em prática em todo o País.
Realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, em parceria com o Lixo Zero Fortaleza e Verdear Eventos + Sustentáveis, o prêmio vai condecorar no fim deste ano diversos atores da sociedade que geram impacto direto na promoção do tema. O prêmio visa ainda fomentar a economia circular, criativa e de sustentabilidade, beneficiando, assim, a gestão de resíduos.
O evento de lançamento desta quinta-feira (28) marca o início das inscrições dos projetos realizados em todo o País e que concorrerão ao prêmio. A programação contará ainda com apresentações de case de sucessos, com palestras de Ivana Bezerra (Hotel Sonata de Iracema), Raissa Bisol (Beach Park) e Fabrini Andrade (Instituto Povo do Mar). O evento de lançamento é patrocinado pelo Hotel Sonata de Iracema e Beegreen, com apoio da Inspira Comunicação, Comeia Social, da Yby Soluções Sustentáveis, Nossa Iracema, MANAO e Emaús.
A representante institucional estadual do Instituto Lixo Zero Brasil, Rebeca Wermont, reforça que o prêmio chega à Fortaleza com a premissa de chancelar os projetos sustentáveis que já estão em prática em todo o Brasil. Ainda segundo a especialista, com pós-graduação em Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa, é preciso disseminar com caráter cada vez mais urgente as boas práticas de redução, reuso e reciclagem do lixo.
Mas, como atingir tal feito? Rebeca destaca a importância da educação ambiental, aliada ao envolvimento comunitário para conquistar resultados satisfatórios. “Para além disso, precisamos de uma legislação efetiva e que seja posta em prática. Não é salutar que ainda exista o envio de materiais para aterros. Precisamos ativar os sistemas de compostagem, colocar em prática o Marco Legal do Saneamento Básico e preservar nossos recursos naturais. Tudo isso será possível com envolvimento de todos e, neste âmbito, reconhecer aqueles que já desenvolvem boas ações é preciso. Essa é a razão de o prêmio Lixo Zero existir”, detalha Rebeca Wermont.
Instituto Lixo Zero Brasil
O Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, privada, pioneira na disseminação do Conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, o ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste Internacional Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.
Sua missão é articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade.
Com mais de mil Embaixadores e mais de 3 mil voluntários pelo Brasil, está presente nas cinco regiões do país, em 96 cidades e Distrito Federal, promovendo um calendário pedagógico
Ao longo de 12 anos de ações, o Instituto já impactou milhares de pessoas diretamente, guiando-as e ajudando-as a mudar seus modos de vida, por meio de uma educação que ensina pelo exemplo.
SERVIÇO
Prêmio Lixo Zero Brasil
Local: Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema)
Data: 28 de setembro, às 18h
Inscrições pelo Sympla: Lançamento Prêmio Lixo Zero e Encontro Melhores Práticas Brasil em Fortaleza – 2023 – Sympla