Hospital Regional Norte celebra dez anos com mais de 480 mil atendimentos nas emergências

Hospital Regional Norte celebra dez anos com mais de 480 mil atendimentos nas emergências

Referência para casos de média e alta complexidade, o Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completa dez anos de funcionamento nesta quarta-feira (18). Inaugurado em 2013, o equipamento, situado em Sobral, já alcançou, até 2022, 480 mil atendimentos nas Emergências Adulto e Pediátrica. A unidade, administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), possui cerca de 2.300 colaboradores – entre celetistas, cooperados, terceirizados e pessoas jurídicas.

O HRN é o segundo hospital de nível terciário construído pelo Governo do Ceará fora da Capital e o maior em área do interior do Nordeste. A estrutura assiste cerca de 1,6 milhão de pessoas dos 55 municípios do Norte do Estado.

Com capacidade operacional de 457 leitos de observação e internação, a unidade é constituída por serviços finalísticos, de apoio e gerenciais, e oferece assistência 24 horas em urgência e emergência em diferentes especialidades.

Até dezembro de 2022, o HRN somou 83.485 procedimentos cirúrgicos, 92.255 atendimentos ambulatoriais, 14.653 partos e mais de cinco milhões de exames de imagem e laboratoriais.

O complexo é modelo em Clínicas Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica; Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrica e Neonatal; Unidades de Médio Risco e de Cuidados Especiais Adulto; e em atendimento de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) – casos agudos e subagudos.

O equipamento também é referência única para urgências e emergências pediátricas, clínicas e cirúrgicas em adultos. O hospital possui, ainda, leitos de Neonatologia e o Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) para assistência obstétrica de pacientes encaminhadas pela Central Estadual de Regulação ou vinculadas a serviços parceiros.

Acreditado com Excelência
Em 2019, o HRN recebeu o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O título atesta o cumprimento de padrões de qualidade e segurança do paciente, de gestão integrada, com uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional. O certificado é válido por três anos.

Segundo o diretor-geral, Daniel Hardy Melo, o HRN tem gerado um impacto substancial para os habitantes da região. “Além do efeito positivo na prestação do atendimento da população, o hospital avançou na qualidade da gestão dos serviços, bem como nos aspectos relacionados à segurança de pacientes. Além da acreditação, desenvolvemos projetos importantes do Ministério da Saúde junto a hospitais de referência no País. Agradecemos aos nossos profissionais pelo envolvimento e pelo comprometimento, e aos nossos parceiros pelo apoio permanente nos desafios diários”, disse.

Residências
No início de 2021, o HRN iniciou o primeiro programa de Residência Médica para capacitação de novos especialistas nas áreas de Terapia Intensiva, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Clínica Médica. A iniciativa integra o Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde, cuja proposta é qualificar a força de trabalho da Saúde no interior cearense. O projeto é uma parceria da Sesa com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Em maio de 2022, o hospital passou a integrar a experiência Lean nas Emergências, do governo federal. Em seu sexto ciclo, o projeto visa a melhorar a capacidade dos serviços de urgência e emergência, otimizando a rotatividade de leitos.

Suyane Costa