IDV solicita adiamento da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados
De acordo com a entidade, o adiamento possibilitará que todo o setor privado possa se preparar num ambiente menos desafiador do que o atual
O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) solicitou à Câmara dos Deputados a aprovação da Medida Provisória 959, que trata do adiamento da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 13.709/19). De acordo com a entidade, a aprovação da lei foi um grande passo dado pelo Congresso Nacional e, certamente, coloca o Brasil no mesmo patamar de outros países que também se preocupam com a privacidade dos consumidores e cidadãos. No entanto, o cumprimento integral da lei exigirá do setor privado um enorme esforço de tempo, energia e dinheiro.
De acordo com o presidente do IDV, Marcelo Silva, os últimos meses têm sido extremamente desafiadores, e o cenário de calamidade pública vem exigindo do setor privado a superação diária de obstáculos antes inexistentes, e as empresas vêm se empenhando para sobreviver e evitar ao máximo a demissão de colaboradores. “Nesse contexto, o adiamento da entrada em vigor da lei permitirá que todo o setor privado possa se preparar num ambiente menos desafiador do que o que estamos vivendo. Este adiamento não trará maiores prejuízos ao país e será mais uma das importantíssimas medidas que a Câmara dos Deputados vem aprovando com o objetivo de permitir ao setor privado completar essa travessia com o menor prejuízo possível”, explica Marcelo Silva.
Sobre o IDV
O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 70 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.
Empresas associadas ao IDV: AleSat, Avon, B2W, Bio Ritmo Academia, Bob´s, C&C, Cacau Show, Caedu, Carrefour, Cencosud, Centauro, CSD, Cybelar, Dafiti, Decathlon, Dia, DPaschoal, DPSP, Estée Lauder, Ferreira Costa, GPA, Grupo Avenida, Grupo Big, Grupo Boticário, Grupo Trigo, Gouvêa Ecosystem, Habib´s, Hering, Inbrands, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Lojas Americanas, Lojas Bemol, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompéia, Lojas Renner, Magazine Luiza, Marisa, Marisol, McDonald´s, Movida, Mundo do Cabeleireiro, Netshoes, Novo Mundo, Óticas Carol, Pague Menos, Pandora, Panvel Farmácias, Pernambucanas, Petz, Polishop, Quero-Quero, Ráscal, RD, Reserva, Ri Happy, Riachuelo, Roldão, Saraiva, Sephora, Telhanorte, Tok&Stok, Via Varejo, Via Veneto, Vivara e Zara.