Instituto Myra Eliane leva vivência dos valores humanos para municípios do Ceará

Instituto Myra Eliane leva vivência dos valores humanos para municípios do Ceará

Esta semana, educadores de Aquiraz participam do projeto websalas, voltado à formação dos Valores Humanos universais. Atualmente, cerca de 400 escolas aplicam a metodologia em todo o Estado. 

O projeto de websalas do Instituto Myra Eliane, com abordagem direta na educação em valores humanos, chega, esta semana, aos professores do município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. A capacitação, voltada a profissionais de educação, já passou, este mês, por Cascavel e Milagres, no Cariri, e deve contemplar, ainda em março, professores de Maracanaú, alguns dos 14 municípios parceiros do IME. 

“Nas websalas, realizamos escuta ativa e o acolhimento, construindo espaços de escuta sensível e empatia com os educadores. Entendemos que, hoje, o ensino remoto se apresenta como uma das alternativas consideráveis para a educação, em função da pandemia, e precisamos capacitar os profissionais cada vez mais para esse desafio”, explica o Diretor Pedagógico do Instituto, Vinícios Rocha.

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Myra Eliane foi criado em 2016 com o objetivo de contribuir na transformação da sociedade, através da formação e vivência dos Valores Humanos universais (amor, paz, verdade, retidão e a não-violência) na educação infantil. Para alcançar esse propósito, conta com as parcerias do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil e das Prefeituras e Secretarias de Educação dos Municípios parceiros.

O projeto já foi implantado em 14 municípios cearenses (Aquiraz, Brejo Santo, Cascavel, Caucaia, Crato, Eusébio, Horizonte, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Milagres, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante e Várzea Alegre). Atualmente, cerca de 400 escolas aplicam a metodologia. Mais de 41 mil crianças já foram beneficiadas em todo o estado.

Suyane Costa