Intercâmbio amplia conhecimento acadêmico e visão de mundo de estudantes

Intercâmbio amplia conhecimento acadêmico e visão de mundo de estudantes

Estudar em outro país é um dos grandes sonhos de quem vive o mundo acadêmico. Afinal, a experiência do intercâmbio amplia o conhecimento teórico, a prática profissional e a visão de mundo dos estudantes. Foi assim com Leonardo Fonseca, doutorando em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (Unifor), que realizou um estágio nesta área em Portugal

“Foi uma experiência muito interessante. Conhecer por dentro o funcionamento de um outro sistema de saúde, um importante aprendizado. Esta experiência aumentou meus conhecimentos no campo da saúde coletiva pela oportunidade de vivenciar como funciona a saúde pública em outro país”, destaca Leonardo.

A vivência no exterior agrega experiências, permite aos estudantes conhecer as tendências do mercado internacional, além de ajudar a formar redes de relacionamento com alunos e profissionais do mundo inteiro, agregando valor à sua carreira.

“É importante que os estudantes procurem cursos que já tenham um histórico de internacionalização nos seus programas de pós-graduação. É fundamental que a universidade tenha parcerias sólidas com grandes instituições mundiais, que ela possa intermediar a experiência desse aluno”, destaca Mirna Frota, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor.

O programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor tem grande destaque pela internacionalização, com parcerias firmadas em instituições de evidência no exterior. Também estiveram em estágio em Portugal as alunas Erika Ravena Batista, Maria Deusimar Rios e Gicinayana Luz Sousa, estudantes do programa.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor
Profissionais graduados na área da Saúde e afins que desejem desenvolver sua liderança e aprender a atuar em diversos contextos da saúde podem se inscrever para a seleção do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) que a Universidade de Fortaleza oferece. O processo seletivo oferece 41 vagas, das quais 30 são para o Mestrado e 11 para o Doutorado, na área de concentração de Promoção da Saúde. As linhas de pesquisa são: Análise da Situação de Saúde; Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde; e Política, Planejamento e Avaliação em Saúde. As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro de 2022, por meio do envio da documentação para o e-mail secretariapgss@unifor.br. O valor da taxa é de R$ 136.

Suyane Costa