Intersolar Summit Brasil Nordeste debate mercado de carbono e seus impactos na energia solar

Intersolar Summit Brasil Nordeste debate mercado de carbono e seus impactos na energia solar

Painel com especialistas acontece no dia 23 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, e aborda regulamentação e oportunidades para o setor fotovoltaico

O Intersolar Summit Brasil Nordeste, um dos principais eventos do setor de energia solar da região, promoverá um painel dedicado ao tema “Mercado de carbono: regulamentação e impacto na indústria solar”, no próximo dia 23 de abril, às 11h30, no Centro de Eventos do Ceará.

O painel reunirá nomes de destaque do setor, como Max Almeida, gerente de Business e Estratégia – Américas da Earthood (empresa global de auditoria no mercado voluntário de carbono), Marina Mattar, CEO da Perspectivas, e Fabiano Machado, diretor da Apsis Carbon. O objetivo é discutir os efeitos da recente regulamentação do mercado de carbono no Brasil e suas implicações para o setor de energia solar.

Promulgado no segundo semestre de 2024, o marco regulatório criou o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), abrindo caminho para que projetos de geração de energia limpa, como os de fonte solar, possam converter reduções de emissões em créditos de carbono. Segundo estudo da McKinsey, o Brasil pode movimentar até US$ 100 bilhões nesse mercado até 2030, envolvendo tanto os segmentos regulado quanto o voluntário.

A energia solar fotovoltaica se destaca por permitir a compensação de emissões em todos os escopos — Escopo 1 (emissões diretas), Escopo 2 (emissões indiretas relacionadas à energia adquirida) e Escopo 3 (emissões indiretas na cadeia de valor). Para que isso ocorra, os projetos precisam ser devidamente certificados, seguindo regras e metodologias específicas.

“A regulamentação do mercado de carbono no Brasil foi um passo essencial para dar previsibilidade ao setor. A expectativa é que esse movimento atraia novos agentes e ajude a estruturar um mercado promissor nos próximos anos”, afirma a organização do evento.

Sobre o Intersolar Summit Brasil Nordeste
O Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025 é o principal encontro para inovação solar na região Nordeste do Brasil, unindo especialistas e autoridades do setor para discutir o potencial transformador da energia solar na região. Programado para 23 a 24 de abril no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o encontro se concentrará em tópicos importantes como geração distribuída e centralizada, soluções de armazenamento de energia em bateria (BESS), a fronteira regional do hidrogênio verde e o mercado de créditos de carbono em evolução.

O evento oferece um programa abrangente, abordando desafios como fluxo de energia reverso, impactos do curtailment e soluções para produção de hidrogênio em larga escala. Ele também fornece um fórum para entender os desafios mais amplos do setor elétrico à medida que as fontes de energia intermitentes se expandem.

Em 2024, o evento atraiu mais de 5.000 visitantes e a conferência superou 500 participantes, complementada por uma exposição apresentando soluções de 100 fornecedores. A cúpula ressalta o papel vital da região Nordeste na transição do Brasil para um futuro de energia renovável.

Parte da série global Intersolar, que abrange quatro continentes, o Intersolar Summit Brasil Nordeste fortalece a posição da indústria solar no Brasil e, além disso, promove conexões, inovação e crescimento sustentável.

Serviço:
INTERSOLAR SUMMIT BRASIL NORDESTE 2025

Datas: 23 e 24 de abril
Exposição: Das 10h às 19h
Congresso: Das 10h30 às 18h
Local do evento: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)

Suyane Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *