M. Dias Branco integra Índice Teva Mulheres na Liderança 2023

M. Dias Branco integra Índice Teva Mulheres na Liderança 2023

Índice é pioneiro na seleção de empresas brasileiras e companhia foi selecionada, pela segunda vez consecutiva, entre as três primeiras

Em nova medição do Índice TEVA Mulheres na Liderança, realizada este ano, a M. Dias Branco (MDIA3) permanece na terceira posição no ranking de diversidade de gênero, de um total de 15 empresas selecionadas, com um score de 38,1.

Desde julho de 2022, a empresa integra a carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança (ETF ELAS11), gerido pelo Banco Safra e listado para negociação na B3. É o primeiro índice quantitativo do Brasil sobre a presença de mulheres na governança, mapeando mais de 150.000 cargos em todas as empresas listadas.

A cada trimestre é feita uma nova análise, de acordo com informações disponíveis de empresas de capital aberto, levando em consideração a proporção da presença feminina nos Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Diretorias Executivas e Comitês de Gestão. O índice atribui pontos para as empresas que estão contratando ou promovendo mais mulheres a esses cargos e penaliza aquelas sem mulheres ou com uma tendência de diminuição da representatividade.

A M. Dias Branco é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do qual reforça o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, relacionados com a proteção ambiental, responsabilidade social, ética e combate à corrupção. Na Agenda Estratégia de Sustentabilidade divulgada no ano passado, a líder nacional em massas e biscoitos estabeleceu como meta ter 40% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2030. Esta meta está aderente ao ODS 5 do Pacto Global da ONU: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Atualmente, 40% do Conselho de Administração da M. Dias Branco é composto por mulheres. Em toda a Companhia, que conta com mais de 17 mil funcionários, mais de 22% das mulheres ocupam posições de liderança, incluindo gerência, diretoria e vice-presidência.

Conceição Marques, Gerente Corporativo Administrativo da M. Dias Branco, explica o que sente em sua posição. “É muito gratificante trabalhar em uma empresa onde as oportunidades são consideradas por meio da capacidade intelectual e liderança, independentemente do gênero. Sinto-me importante e valorizada por minha atuação, o que gera estímulo e inspiração para o alcance dos objetivos”, conta.

“A M. Dias Branco possui uma cultura estabelecida em relação à diversidade e incentiva que todos tenham as mesmas oportunidades. Permanecer no ranking é sinal de que possuímos ações consistentes de fomento à liderança feminina”, afirma Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.

Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países 

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. 

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br 

Suyane Costa