Mariana Sasso cria método de capacitação para educadores e gestores de educação
A Palestrante e Jornalista utiliza ferramenta para ajudar educadores a potencializarem habilidades dentro e fora da sala de aula
Um ambiente leve em sala de aula é fundamental para um bom desempenho estudantil, seja ele escolar, universitário ou até mesmo aqueles que são preparatórios para o mercado de trabalho. E quando aquele professor, que tanto domina o seu conteúdo, sente que algo a mais poderia transformar comportamentos além do esperado? É que entra em cena o novo treinamento de Mariana Sasso: o Método AEIOU – Potencializando Habilidades.
O método surgiu com o objetivo de ajudar educadores e instrutores a aumentarem a autoestima, a autoconfiança e a viverem mais seguros diante dos desafios da vida docente. Durante a apresentação, Mariana apresenta estratégias de inclusão e explica sobre o papel de cada um como agente transformador na sociedade na qual estão inseridos. Dentre os outros tópicos abordados também estão: professor “levantador”, descobrindo o papel de cada um, união de potencializadores e o poder do protagonismo. A palestrante acredita que ainda existe educador, pais e escola que acabam enterrando vários talentos, por não conseguir desenvolver um olhar diferenciado para cada um.
Mariana usa a própria história como exemplo de sucesso. Ela foi diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e mostra, através de palestras, que o TDAH não foi impedimento para sua carreira profissional como comunicadora. A jornalista apresentou o Globo Esporte, no Ceará e também já foi apresentadora do canal fechado da Globo no Rio de Janeiro, o Sport. Ela conta que teve professores que tentaram destruir alguns sonhos e outros, ao contrário, foram verdadeiros potencializadores. E não à toa, a ferramenta foi criada a partir de experiências vividas por ela, tanto em casa, como na escola e na faculdade.
“Esse método é uma grande oportunidade para quem trabalha com educação e também para os pais, que precisam potencializar os talentos das crianças e adolescentes. São ferramentas valiosas para que esses responsáveis e formadores educacionais consigam desenvolver ou melhorar habilidades dos alunos que muitas vezes estão “escondidas”, explica Sasso.
Para além do Método AEIOU, a jornalista criou também a palestra “A arte de jogar a caixa fora”. Este recurso se baseia no poder da criatividade e da comunicação para aumentar o aprimoramento e o avanço na educação. Com muito humor e exercícios práticos, a treinadora utiliza métodos para sair da zona de conforto, combater a procrastinação e a síndrome do impostor.