Microparques Urbanos de Fortaleza estão entre os 10 melhores projetos sustentáveis do mundo

Microparques Urbanos de Fortaleza estão entre os 10 melhores projetos sustentáveis do mundo

Único selecionado na América do Sul, o projeto concorre ainda ao Seoul Design Award for Sustainable Daily Life – 2023, iniciativa do Governo Metropolitano de Seul (Coreia do Sul)

O projeto Microparques Urbanos, da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), foi eleito um dos dez melhores projetos sustentáveis do mundo e agora concorre ao 1º lugar do Seoul Design Award for Sustainable Daily Life – 2023. A seleção, promovida pelo Seoul Design Foundation e pelo Governo Metropolitano de Seul (Coreia do Sul), avaliou iniciativas de designers e organizações de diversos países cujos projetos tenham contribuído para um meio mais sustentável e harmônico.

O resultado final da premiação será divulgado no dia 25 de outubro, em Seul. Até lá, as pessoas podem votar no melhor projeto por meio do link  http://seouldesignaward.or.kr/en/vote2023. A votação segue até o dia 15 de outubro.

O Microparques Urbanos foi o único projeto da América do Sul selecionado para compor o prêmio. A ideia nasceu de uma política de interação social e valorização dos espaços verdes de Fortaleza, segundo explica a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo. “Esses locais são como pequenos oásis urbanos e estão transformando áreas degradadas da cidade com a beleza do verde das plantas, brinquedos naturalizados e um projeto paisagístico que contribui para a melhora do nosso microclima e cria uma total sintonia entre o meio ambiente e o meio construído”, detalha.

Atualmente, Fortaleza conta com 3 microparques urbanos, localizados no Parque Manibura, Barra do Ceará e Conjunto Ceará I. Até agosto de 2024, a cidade deve receber outros 29 equipamentos, distribuídos por diversos bairros e adaptados às características e necessidades específicas das comunidades beneficiadas.

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), envolve recursos de cerca de R$ 12 milhões.

Reconhecimento internacional
Em 2022, o projeto Microparques Urbanos venceu o prêmio internacional AIPH World Green City Awards. Intitulado Transforming degraded land into Urban Micro Parks (Transformando Áreas Degradadas em Microparques Urbanos, em tradução livre), o projeto ficou em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em meio a iniciativas de todo o mundo.

Suyane Costa