Mitos e Verdades sobre a energia solar

Mitos e Verdades sobre a energia solar

Seja para o negócio ou para o lar, a adesão do sistema de energia solar tem crescido no Brasil e se consolida pelos resultados na economia e sustentabilidade. A estimativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) para este ano é de um acréscimo de 5,09 GW em potência instalada de energia solar fotovoltaica no país, representando um aumento de 68% em relação ao acumulado de 2020.

Dúvidas sobre o uso, benefícios e economia ainda podem surgir entre os consumidores e interessados em aderir ao modelo. Para esclarecer as principais, Luís Brito, engenheiro da Mais Solar, explica o que é mito e o que é verdade quando se trata do tema. Confira: 

1) O sistema de energia solar zera a conta de energia

Mito. Esse sem dúvidas é um dos principais questionamentos dos clientes. O profissional, no entanto, destaca que a adesão do sistema solarnão zera a conta de energia, devido aos impostos e taxas de iluminação pública, porém, a redução no valor chega até 90%.

2) Energia solar é um investimento de longo prazo

Verdade. O investimento em sistemas solares tem retorno de três a cinco anos. Considerando o tempo de vida útil de um painel, o sistema de energia solar oferece, após esse período, uma economia de no mínimo 20 anos na conta de luz. 

3) Os painéis solares não produzem energia no inverno ou em dias nublados

Mito. Outra dúvida comum sobre a energia solar é o funcionamento com a ausência do sol. Em dias nublados, a irradiação é menor, mas ainda existe o suficiente para gerar energia. De acordo com a posição das placas, maior poderá ser esse aproveitamento e abastecimento de energia.

4) Energia solar é limpa

Verdade. A energia solar é uma fonte de energia limpa. Por ser produzida através da irradiação solar, não utiliza qualquer tipo de combustível fóssil ou emite gás poluente. A energia solar protege o meio ambiente, pois não há qualquer contribuição para o efeito estufa.

5) Os painéis solares exigem muita manutenção

Mito. As placas são resistentes e instaladas de forma estática, com estrutura simples e de fácil limpeza. A própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam se encarregar de manter a superfície limpa. É recomendada a limpeza com água pelo menos uma vez ao ano. 

Para mais informações e esclarecimentos sobre o setor, acompanhe a Mais Solar nas redes sociais e fique por dentro das novidades em energia solar. https://www.instagram.com/vivamaissolar/

Suyane Costa