Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) abre exposição sobre Cangaço em Maracanaú

Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) abre exposição sobre Cangaço em Maracanaú

Uma jornada pelo Sertão conta com fotos de Benjamin Abrahão e ocupa o Centro Cultural Dorian Sampaio 

As áridas paisagens sertanejas são o destaque da nova exposição do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) no Centro Cultural Dorian Sampaio, em Maracanaú. “Uma jornada pelo Sertão” tem fotos de Benjamin Abrahão e curadoria de Tomaz Maranhão. A abertura será nesta quarta-feira (31), às 14h. 

A mostra conta dom XX fotografias cuidadosamente selecionadas para mostrar a essência crua e indomável do Sertão nordestino. Por meio das lentes de Benjamin Abrahão descortina-se um mundo de contrastes. As imagens trazem à tona a beleza áspera das caatingas, onde a vegetação escassa se mistura com a poeira vermelha, e a aspereza do terreno parece desafiar os pés que o pisam. É nesse cenário que o bando de Lampião, como um cometa ardente, atravessa a paisagem, deixando sua marca indelével na história.

Nas fotos da Exposição Uma Jornada pelo Sertão, o sol ilumina os rostos marcados pelo destino, pela batalha diária pela vida e pela resistência incansável desses homens e mulheres que escolheram seguir um caminho permeado pela incerteza. “Cada imagem conta uma história, cada retrato revela as marcas de uma vida impregnada de coragem, luta e um senso inabalável de sobrevivência”, afirma Tomaz Maranhão. 

SOBRE O MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA
Inaugurado dia 10 de março de 2017, o MFF mantém dois andares de acervo fixo e um outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, mantém os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior, que já visitaram diversas comunidades, levando teoria e prática acerca do mundo da fotografia. 

O equipamento realiza ainda uma série de ações para divulgar novos talentos e promover a fotografia, a partir de cursos e visitas guiadas para a terceira idade,  e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado de sua proximidade com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e das Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). 

O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado. 

SERVIÇO: 
Abertura Exposição Uma Jornada Pelo Sertão
Data: 31/05, às 14h
Local: Centro Cultural Dorian Sampaio
Endereço: Rua Edson Queiroz, s/n – Centro / Maracanaú (CE)

Suyane Costa