Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) abre exposição sobre Cangaço em Maracanaú
Uma jornada pelo Sertão conta com fotos de Benjamin Abrahão e ocupa o Centro Cultural Dorian Sampaio
As áridas paisagens sertanejas são o destaque da nova exposição do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) no Centro Cultural Dorian Sampaio, em Maracanaú. “Uma jornada pelo Sertão” tem fotos de Benjamin Abrahão e curadoria de Tomaz Maranhão. A abertura será nesta quarta-feira (31), às 14h.
A mostra conta dom XX fotografias cuidadosamente selecionadas para mostrar a essência crua e indomável do Sertão nordestino. Por meio das lentes de Benjamin Abrahão descortina-se um mundo de contrastes. As imagens trazem à tona a beleza áspera das caatingas, onde a vegetação escassa se mistura com a poeira vermelha, e a aspereza do terreno parece desafiar os pés que o pisam. É nesse cenário que o bando de Lampião, como um cometa ardente, atravessa a paisagem, deixando sua marca indelével na história.
Nas fotos da Exposição Uma Jornada pelo Sertão, o sol ilumina os rostos marcados pelo destino, pela batalha diária pela vida e pela resistência incansável desses homens e mulheres que escolheram seguir um caminho permeado pela incerteza. “Cada imagem conta uma história, cada retrato revela as marcas de uma vida impregnada de coragem, luta e um senso inabalável de sobrevivência”, afirma Tomaz Maranhão.
SOBRE O MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA
Inaugurado dia 10 de março de 2017, o MFF mantém dois andares de acervo fixo e um outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, mantém os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior, que já visitaram diversas comunidades, levando teoria e prática acerca do mundo da fotografia.
O equipamento realiza ainda uma série de ações para divulgar novos talentos e promover a fotografia, a partir de cursos e visitas guiadas para a terceira idade, e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado de sua proximidade com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e das Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.
SERVIÇO:
Abertura Exposição Uma Jornada Pelo Sertão
Data: 31/05, às 14h
Local: Centro Cultural Dorian Sampaio
Endereço: Rua Edson Queiroz, s/n – Centro / Maracanaú (CE)