Nordeste registra crescimento de 30% no rebanho bovino e ultrapassa região Sul

Nordeste registra crescimento de 30% no rebanho bovino e ultrapassa região Sul

Investimentos em genética avançada transformam a pecuária nordestina e impulsionam o aumento na produção de carne de alta qualidade

O rebanho bovino no Nordeste registrou um crescimento expressivo de 30% nos últimos cinco anos, alcançando 28,482 milhões de animais e superando o plantel do Sul do Brasil. Este aumento reflete os investimentos dos produtores da região em melhoramento genético e intensificação da pecuária de corte, voltada para a produção de carne de alta qualidade. De acordo com o IBGE, o abate de bovinos na região também cresceu 13,52%, com 808.510 animais abatidos no segundo trimestre de 2024, contra 712.205 no mesmo período de 2018. Além disso, o peso das carcaças abatidas saltou 48%, passando de 170,3 mil para 253,8 mil toneladas.

O CEO da erural, Matheus Ladeia, atribui esses avanços ao uso de tecnologia e genética no campo. “Investir em genética e reprodução assistida melhora o desempenho dos animais, acelera o ganho de peso e garante uma carne de qualidade superior”, afirma. O pecuarista Rodrigo Brüner, da Tulipa Agropecuária, compartilha dessa visão e ressalta que há quase 30 anos o grupo vem investindo no melhoramento genético, com resultados que incluem maior precocidade e peso ao desmame, além de animais prontos para abate em até 24 meses.

Para fortalecer ainda mais esse movimento, no próximo domingo, 13 de outubro, Fortaleza sediará o 2º Leilão TulNordeste, promovido pela Tulipa Agropecuária em parceria com a erural, maior marketplace de comercialização de genética animal do Brasil. Serão ofertados 40 touros P.O. (Puro de Origem), oito novilhas prenhez superprecoce, oito bezerros Nelore P.O., uma novilha especial TOP 0,5% e um touro central 50%. O evento ocorrerá no formato presencial, no Divina Picanha Meireles, às 13h, e digital, pela plataforma erural.net e no YouTube @erural_br.

O leilão marca o crescimento da pecuária de corte na região e oferece uma oportunidade para produtores interessados em adquirir animais de alta performance, com tecnologia de ponta aplicada ao melhoramento genético.

Suyane Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *