Novas técnicas e tratamentos são debatidos no 24° Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (Cotece)

Novas técnicas e tratamentos são debatidos no 24° Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (Cotece)

Cerca de 200 médicos estão participando do 24° Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (Cotece), organizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE), no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. Nos debates e palestras, que vão até este sábado (01), estão sendo abordados os avanços e os novos tratamentos da Ortopedia e da Traumatologia.

Na abertura do Congresso, que retornou ao formato presencial depois de dois anos, em razão da pandemia, o presidente da SBOT-CE, Leonardo Rocha Drumond, ressaltou a qualidade da programação e dos temas tratados pelos especialistas. “O Cotece hoje tem um conteúdo com qualidade equivalente a outros grandes eventos de Ortopedia e Traumatologia do país. E esta edição é ainda mais especial, por voltarmos a ter esse contato presencial, o que é fundamental para a troca de experiências e de conhecimentos”, observou.

O presidente do Cotece, Tiago Gomes, destacou a relevância do evento na formação dos profisisnais do Estado. “Este Congresso é um dos mais longevos de todo o Brasil, com 24 anos de realização. Isso mostra a força da ortopedia cearense, que tem uma capacidade e uma tradição de preparar grandes especialistas”, comentou.

Palestrantes

Além dos principais especialistas cearenses nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, o Cotece tem a participação de profissionais de renome nacional, a exemplo do Dr. Paulo Silva, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ); e do Dr. Victor Marques de Oliveira, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho. Também estão no evento o dr. Leonardo Alcântara, Presidente do Sindicato dos Médicos; e a dra. Inês Tavares, Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, representando o Presidente.

Dentro do Cotece também estão sendo realizados o 1° Congresso Cearense de Reconstrução Articular e o 3° Congresso das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (Colig), que incentiva a participação de estudantes universitários.

Neste sábado (01), dia da conclusão do evento, será realizada a Corrida MovimenTO, na Avenida Beira-Mar, com a participação dos médicos presentes ao Congresso, nas distâncias de 3km e 6km.

Suyane Costa